Preconceito


Hoje na atualidade, ou melhor, na contemporaneidade muito se fala da concepção do que é preconceito, do que é ter preconceito.O mesmo nada mais é do que ter uma opinião sobre algo ou alguém precipitadamente, com sentido pejorativo de menosprezar alguém. Seja por sua raça, cor, religião, origem, condição social, enfim uma aptidão de conceitos menosprezadores e discriminatórios sobre o outro, humilhando, desprezando ou criticando negativamente aquela pessoa.
         O preconceito em relação à cor não é de hoje, é histórico, logicamente que hoje certos preconceitos discriminatórios não têm fundamento, algumas pessoas terem, até mesmo nós, que apesar de negarmos, temos preconceito também, podemos não expressar explicitamente, mas é a realidade.
         Agora usar esse preconceito para discriminar alguém é diferente. Com a evolução do direito positivo, os legisladores enxergam que não têm fundamento certos atos discriminatórios. O direito evoluiu muito, mas ainda deixa muita lacuna, fazendo com que as pessoas não acreditem no mesmo, perdendo sua efetividade e principalmente sua credibilidade.
         A sociedade hoje vive em um caus social onde ninguém respeita ninguém, mesmo sabendo que existe um principio constitucional que dar garantia de que as pessoas sendo desrespeitadas, por causa de preconceito serão responsabilizadas por tais atos. O problema é que poucas pessoas conhecem seus próprios direitos.
         A sociedade evoluiu um pouco, hoje as pessoas diminuíram suas posições de preconceito em relação principalmente com os homossexuais, até porque a dramaturgia brasileira, ou seja, a telenovela exibindo moderadamente cenas de homossexualismo, quebrou muitos tabus da sociedade fazendo entender que independente de uma opção sexual, de uma condição social, de uma origem, de uma raça, de uma cor, de uma religião, não mostra caráter de ninguém.Uma pessoa pode ser lésbica ou homossexual, mas ser uma pessoa de uma índole intocável, pode ser negro e ter caráter, pode ter uma religião e pode ser uma ótima pessoa, ter poder aquisitivo menor e também ter caráter, não é de onde você veio, ou o que você é, que vai definir seu caráter, e sim o que você faz, o que não faz também. Do que adianta ser heterossexual, não ter religião ou ser de um tipo de religião diferente, ser branco, ter poder aquisitivo grande e ser mesquinho e ser pobre de caráter. Discriminar, humilhar e menosprezar o próximo por preconceitos sem fundamentos.
É comprovado cientificamente que o negro tem muito menos probabilidade de ter câncer seja de que espécie for do que um branco. É comprovado cientificamente que o sangue do negro é muito melhor para tratamentos médicos do que o do branco, é comprovado cientificamente que o negro tem muito mais probabilidade de viver mais do que o branco, sua perspectiva de vida é muito maior do que a do branco, é comprovado cientificamente que a raça negra é muito mais saudável do que a raça branca, e várias outras comprovações cientificas de que a raça negra é muito melhor do que a branca.
Isso é uma forma de mostrar que o branco não é melhor do que o negro. Só que essa pesquisa ao mesmo tempo mostra que também estar sendo preconceituosa em relação agora com a raça branca.
 Porque para defender uma raça vamos procurar meios para mostrar que os negros podem ser melhores. Só que para o direito não existe diferenças, porque segundo o artigo quinto de nossa Carta Magna, todos somos iguais perante a lei. Só que na lei sempre existe uma lacuna que encontramos para discordar e confrontarmos com divergências de opiniões.
O que é bom porque nada para o direito é absoluto, tudo é relativo. O que devemos analisar e efetivar, ou tentar efetivar é o respeito que as pessoas devem e tem que ter em relação ao outro. Porque ninguém é melhor do que ninguém.
         Como estudioso do direito, acredito que um dia possamos ter preconceitos sim, agora não discriminar alguém por algo sem fundamento. Não cabe na contemporaneidade certo pensamento deplorável em relação aos outros.
         No dia em que as pessoas entenderem que somos seres pensantes e agentes, e não estamos aqui somente como expectadores, mas também como protagonistas de uma realidade dura onde todos querem estar por cima, que todos nós aprendamos a pensar para o bem não para o mal. E que o caráter deve ser passado adiante.


Leôni Jorge dos Santos.