Criminosos abriram duas vezes, esta semana, descarga da Barragem Macacos, um dos mananciais responsáveis pelo abastecimento em Chã Grande. Situação é crítica, pois outro reservatório está seco

A ação de vândalos está comprometendo o abastecimento de água na cidade de Chã Grande, localizada no Agreste pernambucano. Por duas vezes, somente esta semana, os criminosos abriram a descarga daBarragem Macacos, um dos mananciais responsáveis pelo atendimento ao município de 15 mil habitantes. A situação ficou pior porque a Barragem de Siriquita, outra fonte de fornecimento de água, já estava seca, deixando o alvo do vandalismo como a única fonte para a cidade.
“Com a produção de água reduzida, a Compesa já estava preocupada com a situação da cidade e, agora com o esvaziamento do manancial, a situação está crítica”, comentou o gerente da Unidade de Negócios Russas, Julio César Azevedo. A barragem atacada fornece 15 litros por segundo, enquanto a Siriquita tem vazão de 19 litros por segundo.
Os ataques a Macacos começaram na última terça-feira. Um dia antes, um funcionário que mora próximo ao local observou que a barragem estava praticamente cheia. No entanto, por volta das 5h, quase não havia água e a descarga de fundo, que dá vazão à reserva, em caso de cheia, estava aberta.
Na ocasião, o funcionário procurou a ajuda de um encanador e conseguiu fechar a descarga. Mesmo assim, o fornecimento não pôde ser reativado, porque o nível da água estava inferior à tomada que ativa o bombeamento.
Ontem, quando o armazenamento caminhava para níveis normais, a barragem sofreu novo ataque. Vândalos abriram a descarga novamente e, pela manhã, os funcionários voltaram a encontrar Macacos vazio. Resultado: o fornecimento na cidade agora está sendo complementado com água que sai em carro-pipa de Gravatá, distante 20 quilômetros de Chã Grande.
Diante dos ataques, a Companhia Pernambucana de Abastecimento (Compesa) decidiu que entrará com ação no Ministério Público, na próxima segunda-feira. Também registrou dois boletins de ocorrência na polícia, um referente a cada caso. E para evitar novos danos ao funcionamento da fonte, a empresa providenciou o isolamento do registro da descarga de fundo da Barragem Macacos.
O sistema de abastecimento em Chã Grande passará por ampliação em breve. A Compesa contratou empresa para executar obras no valor de R$ 1,1 milhão. O início do trabalho depende agora da concessão da licença de instalação.
(Jornal do Commercio).

Matéria publicada no Jornal do Commércio de Pernambuco, e no A Voz da Vitória de Vitória de Santo Antão. Ao contrário do que se diz na matéria nenhum carro-pipa está sendo usado para abastecer Chã Grande.

Chã Grande News
Editor: Paulo Sérgio Paulino