Os pais devem ter atenção redobrada com as crianças: elas constituem 60% dos pacientes que são socorridos no HR vítimas de queimaduras no mês de junho

A noite nesta véspera de São João deve ser de muitas fogueiras acesas. E há também quem não abre mão de soltar bombas e rojões .


Mas um acidente pode acabar com a alegria da festa. A situação é ainda mais grave se a vítima da queimadura é uma criança. Por isso, é importante que os pais mantenham os pequenos longe dessa ameaça. 


Ainda assim, é grande o número de crianças que, fascinadas pela beleza e pelo colorido dos fogos, acabam se machucando ao soltá-los. Cerca de 60% dos queimados que chegam ao Hospital da Restauração (HR) são crianças. No mês de junho do ano passado, 70 pessoas deram entrada na emergência do hospital vítimas de queimaduras por fogos de artifício nas festas juninas, sobretudo na véspera e no dia de São João e no de São Pedro. Nos outros onze meses do ano, a média é de seis pessoas.


Colocar outros materiais para aliviar a dor da queimadura não é indicado. “Colocar manteiga, margarina, clara de ovo, isso vai coagular o local. Alivia a dor por causa do gelado, mas, quando chegar ao hospital, vai ter que retirar esse material. E, além do incômodo para que seja retirado, há o risco de infecção local”.


OS RISCOS DAS FOGUEIRAS
A queimadura por fogueiras é mais grave, pois atingem uma área mais extensa do corpo. Muitos acidentes acontecem no momento de acender a fogueira. “No acendimento das fogueiras, os acidentes acontecem com os combustíveis. Quando for acender uma fogueira, tem que acender como os Bombeiros orientam: uma latinha com combustível e estopa no centro da fogueira. E não reabastecer, deixar que funcione sozinho. E crianças não podem estar no entorno na hora da ignição”.


Outro perigo, principalmente para as crianças, são as brasas da fogueira. “Quando acabar o fogueiro, tem que apagar as brasas, pois as crianças podem pisar nelas, cair, colocar as mãos e ter queimaduras de terceiro graus, com seqüelas futuras”


Fonte: Folha Vitoriense