MEIO AMBIENTE: NÃO BASTA QUERER É PRECISO APRENDER A PRESERVAR


Com o passar dos anos a humanidade evoluiu muito e com sua evolução chegaram os problemas ambientais. A destruição das belas paisagens, poluição dos rios, lagos  e a extinção da vasta variedade de espécies animais tiraram a beleza do nosso meio ambiente. Hoje já não podemos mais dizer que vivemos em um mundo seguro; são chuvas, terremotos, maremotos, ventos fortíssimos. Em alguns  continentes, está a cada ano, mais difícil viver pois milhares de seres humanos são atingidos pelas mudancas climáticas.
Tudo acontece por uma razão... vendo o nosso continente Antártico perdendo sua beleza, todo seu gelo sendo aos poucos transformado em água. Sim água, pois o chamado aquecimento global é quem contribui para  que isso aconteça e hoje em dia é o assunto mais discutido entre cientistas de todo o mundo, o que leva-se a acreditar que todos nós somos diretamente responsável pelo que ocorre em nosso planeta.
Quando grandes fábricas derramam produtos químicos em rios, lagos, o crescimento de vida naquela região será afetado, causando redução no crescimento de árvores, animais, vida aquática. Quando enormes florestas
são devastadas, de novo estamos contruibuindo para a redução da vida, do planeta em geral. Tenha certeza  que em todo o mundo milhares de pessoas diretamente estão contruibuindo para a redução na qualidade de vida do nosso planeta. Assim como uma pequena quantidade de pessoas estão tentando salvar esse lindo planeta.
 Acredito que aos poucos a humanidade verá que para termos uma linda casa, um maravilhoso carro,  algo em algum lugar do mundo será  destruido  para que a matéria prima seja obtida e para que isso minimize temos que adotar o sistema de reciclagem. E vem a  pergunta: Será realmente possível reciclar? Alguem poderá reutilizar isso ou aquilo? Na Europa é muito grande o comércio de reciclagem, uma parte bastante comercializada é o de roupas usadas (SECOND HAND) especialmente na Inglaterra; e diga-se de passagem é um comércio gigantesco, pois ninguém joga nada fora tudo é repassado para lojas de segunda mão, produtos são vendidos por preços baixos e não há nenhuma vergonha em serem adquiridos. Uma coisa bastante relevante é que todas as classes sociais visitam as lojas de SECOND HAND e consomem os produtos. Outro comércio bastante importante na reciclagem é o de CAR BOOT SALE ( vendas atrás do porta malas de carro) isso acontece muito em toda a Europa, mais especialmente na Inglaterra.Uma outra coisa  ainda a qual os europeus se orgulham muito é o da reciclagem de todo o lixo doméstico. As prefeituras fazem a distribuição de sacolas plásticas de várias cores, ajudando e incentivando a população a total reciclagem de todo o lixo doméstico, por sua vez as prefeituras também tem locais de reciclagem onde a população  voluntariamente leva o que é reciclado para ser recolhido diariamente.
A população Européia sabe que para salvar o nosso meio ambiente é preciso reciclar de todas as formas e tudo o que  for possível. Algo importante que todos nós devíamos imitar.


Acima, SECOND HAND MATERIAL e abaixo CAR BOOT SALE.

Marcos Bezerra é brasileiro do Estado do Mato Grosso, atualmente reside no País de Gales no Reino Unido. Marcos Bezerra é colunista do Chã Grande News sobre Europa e Meio Ambiente. Sua coluna está no site Chã Grande News.