MEIO AMBIENTE:  A IMPORTÂNCIA DE APRENDER A CUIDAR E A PROTEGER


É um fato pouco conhecido que e um dos principais contribuintes de emissões de carbono na atmosfera e o desmatamento de nossas florestas, a eliminação de nossas belas árvores, tantas essas em grandes escalas  como acontecem na Floresta Amazônica  ou as vezes para reurbanização de nossas  grandes e pequenas cidades isso é fato diariamente em nosso imenso Brasil.
Se pudéssemos parar o desmatamento hoje certamente iríamos reduzir imensamente a camada de carbono. As nações unidas declaram que o desflorestamento representa cerca de 25 por cento de todas as emissões de dióxido de carbono como resultado da atividade humana.
Estima-se que mais de 33 bilhões de toneladas de carbono na forma de C02 é previsto a ser liberado na nossa atmosfera somente este ano, isso com certeza vai continuar a crescer e aumentar a um escalamento de 34.1 bilhões de toneladas até 2014.(Pesquisa realizada no site da ONU)
Para salvarmos o pouco que temos é importante que nossos governantes tenham total empenho em desenvolver leis fortes, que leve a educação, que se explique as consequências do desmatamento, de deixar aparelhos ligados, o lixo errado sendo despejado em nossos rios, lagoas, açudes. Os nossos governantes junto com várias secretarias deveriam valorizar mais o incentivo do reflorestamento, a reciclagem por geral, em nível empresarial, como residencial. Hoje atualmete no Brasil são poucas as iniciativas de reciclagem, enquanto na Europa, Estados Unidos é parte do cotidiano de seus cidadãos. Os países de primeiro mundo estão fortalecendo suas leis,  seus cidadãos estão sendo educados a respeitar e proteger o meio ambiente, acredito que logo o nosso Brasil irá também fortalecer suas leis, ter uma política mais forte sobre a proteção geral de nosso meio ambiente. O Brasil já é uma grande potencia mundial, muitos países pelo mundo todo vêem o Brasil como um pais que está  evoluindo e por isso que acredito que cada um de nós temos que contribuir para o nosso meio ambiente, seja reciclando nosso lixo caseiro, seja plantando uma árvore, seja reduzindo as queimadas. Há tantas formas de ajudarmos a proteger o nosso meio ambiente.
 Aqui  na Inglaterra quando há um plano para construir novas casas o engenheiro do projeto ou firma coloca o plano frente a câmara de vereadores ou em inglês Council Planning Permission, esses vereadores irão dar seu parecer votando a favor ou contra. Por exemplo se for aprovado existe entao a consulta entre os moradores das áreas  onde a obra irá  ser feita. Sendo uma área verde, com plantas, ou muitas árvores a população comeca entao o processo de abaixo assinado, colhendo assinaturas, o governo inglês exige um total de 100 mil assinaturas para que o caso seja discutido melhor, a população ai coloca sua parte e o resultado e o cancelamento do projeto por tempo inderteminado ate outro plano melhor ser colocado protegendo o meio ambiente.
Temos  um exemplo desses onde projeto para construção já foi aprovado inicialmente, agora colocado ao povo para a contra ação, os moradores da área estão a recolher assinaturas, inclusive eu e minha esposa já deixamos nossa assinatura pois somos contra o desmatamento de uma grande area para construção de mais residencias.
Este é um exemplo onde nossos políticos brasileiros e toda a sociedade brasileira deveria seguir, colocando assim o nosso meio ambiente sempre em primeiro lugar e vendo as alternativas, a participação da populacao, empresários para que o resultado final seja sempre o de um mundo melhor para nós, os nossos descendentes e os lindos animais que fazem parte do nosso imenso planeta Terra.

Marcos Bezerra é Brasileiro e vive no Reino Unido. É colunista do Chã Grande News sobre assuntos da Europa e Meio Ambiente.