PESSOAS QUE ESTAVAM  SENDO MANTIDAS COMO ESCRAVOS EM PLENO SÉCULO 21 NA INGLATERRA


Essa é uma matéria um pouco diferente, vocês podem pensar até fora da moda pois como todos sabemos não existe mais escravidão no mundo. Existem pessoas que não são remuneradas suficientemente pelo trabalho a qual fazem e que vivem em situação precária.
Mas resolvi levar a todos que também em países de primeiro mundo como a Inglaterra ou England (em Ingles) tem isso sim ainda.  Eu não acreditei que fosse possível para um país desenvolvido, classificado por todos nós como de alto nível social.
Mas aconteceu no dia 11 de Setembro de 2011  aqui na Inglaterra em uma pequena cidadezinha chamada Leighton Buzzard na província de Bedforshire (matéria apresentada no SKY NEWS de Londres) . Na madrugada do dia 11 de Setembro cerca de 200 policiais fortemente equipados invadiram uma área particular. Esse lugar é bem distante da cidade  localizado em uma área rural da província de Bedforshire. A polícia Inglesa resgatou 24 homens que eram mantidos como escravos dentro de caravanas velhas, casas em estado de deterioração. Algumas das acomodações eram de manter cavalos, tinham fezes humanas, urinas, resto de comida, não existiam banheiros. Todos eram mantidos presos, forçados a realizarem trabalhos em fazendas locais  sobre constantes ameaças.
A polícia Inglesa relatou que alguns desses homens viviam em condição de escravatura há pelo menos 15 anos e outros há semanas.  Foram presas 5 pessoas envolvidas sendo todos da mesma família,foi liberada uma  pessoa. A Polícia disse tambem que já vinha investigando esse caso há um bom tempo, recolhendo evidências e provas concretas antes da operação ser acionada .  Eles  acreditam  que no meio das pessoas que foram resgatadas algumas eram de outros países Europeus como tambem pessoas da própria Inglaterra.
 O tráfico de pessoas é um problema mundial. Os países estão mais interligados, pessoas se deparam com ofertas de vida melhor, bom emprego, sonho de ajudar a família. Mas nem sempre a realidade é essa  são vários os casos de pessoas mantidas escravas, a mais conhecida aqui na Europa são de mulheres que são traficadas de vários países especialmente do Continente Asiático e Western Europa. Quando chega em um país mais desenvolvido como Inglaterra, Wales, Itália, França e outros, elas ficam sem o passaporte, são forçadas a se prostituirem e são movidas de lugares a lugares para despistar as autoridades.
As autoridades Inglesas disseram que jamais haviam se deparado com uma situação tão humilhante a que um ser humano fosse obrigado a viver como a situação das 24 pessoas resgatadas neste domingo passado dia 11 de setembro de 2011.

Marcos Bezerra é brasileiro e colunista do Chã Grande sobre a Europa e Meio Ambiente. Atualmente vive no Reino Unido.