O número de doentes por desidrataçã em Chã Grande aumentu bastante com este tempo beirando os 35ºC. É preciso tomar cuidados para não ir parar no Hospital que também já está cheio. Como poderemos prevenir, veremos abaixo:


A desidratação ocorre quando acontece uma perda de líquidos corporais, principalmente quando há uma perca de água superior ao montante que foi tomado. Com a desidratação, sai mais água das nossas células e, em seguida, do nosso corpo..
Perdemos água todos os dias sob a forma de vapor de água no ar quando expiramos, e atravez do nosso suor, urina e fezes. Juntamente com a água, tambem são perdidas pequenas quantidades de sais.
Quando perdemos muita água, os nossos corpos podem ficar fora de equilíbrio ou desidratados. A desidratação severa pode levar à morte. É por isso que devemos ter cuidados e atenção à desidratação.

Causas da desidratação em adultos

Muitas condições podem causar perdas de agua levando à desidratação:
Febre , exposição ao calor, e muito exercício fisico
Vómitos, diarreia
Doenças como a diabetes
A incapacidade de tomar água e alimento adequado (uma criança ou pessoa com deficiência, por exemplo)
Uma diminuição da capacidade de beber (alguém em estado de coma ou num respirador, ou uma criança doente que não consegue beber agua são exemplos comuns)
Sem acesso a água potável
Ferimentos significativos na pele, como queimaduras ou feridas na boca, doenças graves ou infecções (a água é perdida através da pele danificada)

Sintomas de desidratação em adultos



Aumento da sede
língua, boca seca e inchada
Fraqueza
Tonturas
Palpitações (sensação de que o coração está pulando ou batendo)
Confusão
Lentidão, mesmo desmaios
Incapacidade de suor
Diminuição da produção de urina: cor da urina pode indicar desidratação. Se a urina for concentrada e profundamente amarela ou laranja, pode ser sinal de desidratação.
 

Quando procurar assistência médica?

Chame o seu médico se a pessoa desidratada tiver qualquer um dos seguintes sintomas:
Aumento ou vómito constante por mais de um dia
Febre acima de 38 ° c
Diarreia por mais de 2 dias
Perda de peso
Diminuição da produção de urina
Confusão
Fraqueza
Leve a pessoa para as urgencias do hospital, se estas situações ou sinais ocorrerem:
Febre superior a 40 °
Confusão
Letargia
Dor de cabeça
Apreensões
Dificuldade em respirar
Dores no peito ou abdominal
Desmaio
Nenhum urina na últimas 12 horas

Exames e Testes

O médico pode realizar uma variedade de testes simples no exame ou enviar amostras de sangue ou urina para o laboratório. Através de testes e exames, o médico irá tentar identificar a causa ou causas que levaram à desidratação.

Os sinais vitais

Febre, aumento da frequência cardíaca, diminuição da pressão arterial e respiração acelerada são sinais de desidratação.
Verificar o pulso e pressão arterial, enquanto a pessoa está deitada e depois de pé por 1 minuto pode ajudar a determinar o grau de desidratação.
Normalmente, quando você se deita e, em seguida, levanta-se, há uma pequena queda na pressão arterial para alguns segundos. A frequência cardíaca acelera, e a pressão arterial volta ao normal. No entanto, quando não há bastante líquido no sangue devido à desidratação e à frequência cardíaca acelera, isso indica que não está recebendo sangue suficiente para o cérebro. O cérebro detecta essa condição. O coração bate mais rápido, e se você está desidratado, você sente tonturas e depois desmaia.

Urinálise

A cor e a claridade da urina, a gravidade específica da urina (a massa de urina é comparada com a de quantidades iguais de água destilada), e a presença de cetonas (compostos de carbono, um sinal de que o corpo está desidratado) na urina pode ajudar a indicar o grau de desidratação.
Aumento da glicose na urina pode levar a um diagnóstico de diabetes ou indicar a perda de controlo da diabetes e uma causa para a desidratação.
Proteína excessiva pode sinalizar problemas renais.
Sinais de infecções ou outras doenças, como doenças do fígado.

Química do sangue

A quantidade de sais (sódio e potássio) e açúcar, bem como indicadores da função renal (uréia e creatinina) pode ser importante para avaliar o grau de desidratação e as suas possíveis causas.
Um hemograma completo (CBC) pode ser decretado se o médico acha que uma infecção subjacente está a causar a desidratação. Outros exames de sangue, tais como testes de função hepática, podem ser indicados para encontrar as causas dos sintomas.

Tratamento da desidratação em Adultos

Como tratar a desidratação num adulto?
Tente conseguir que as pessoas que estão desidratadas bebam

Pequeno goles de água.
Bebida de carboidratos / electrólitos. Boas opções são as bebidas desportivas
Beber picolés feitos de sumos e bebidas desportivas.
Beber em microplaquetas do gelo.
Tente arrefecer a pessoa, se houver exposição ao calor ou se a pessoa tiver uma temperatura elevada, das seguintes maneiras:
Remova qualquer excesso de roupas.
Ar-condicionado ajuda a temperatura do corpo a voltar ao normal e a quebrar o ciclo de exposição ao calor.
Se o ar condicionado não estiver disponível, coloque a pessoa perto de ventoinhas ou na sombra. Coloque uma toalha molhada em torno da pessoa.
Evite expor a pele ao frio excessivo, tais como blocos de gelo ou água gelada.

Tratamento da desidratação

Nas urgencias, primeiro restauram o volume de sangue e líquidos corporais em seguida, determinam a causa da desidratação.
Se a sua temperatura corporal for superior a 41 ° c, os médicos vão arrefecer o corpo inteiro.
Podem promover o arrefecimento por evaporação com névoas e ventiladores de arrefecimento ou cobertores e banhos.

Reposição de líquidos na desidratação

reposicao de liquidosSe não houver náuseas e vómitos, a reposição de líquidos é iniciada. Você está convidado a beber electrólitos / carboidratos contendo líquidos junto com a água.
Se houver sinais de desidratação significativa (frequência cardíaca de repouso elevada, pressão arterial baixa), os fluidos são geralmente administrados através de um IV.

Disposição

Se o seu estado nas urgências melhorar então ai, poderá ser enviado para casa, de preferência sob os cuidados de familiares ou amigos.
Se você ficar desidratado, confuso, febril, persistentemente anormal dos sinais vitais, ou sinais de infecção, pode ser necessário permanecer no hospital para tratamento adicional.

Siga as indicações dadas:

Tome a medicação prescrita pelo médico.
Continue a manter-se bem hidratado com água em abundância ou bebidas desportivas.
Preste atenção aos sinais de desidratação em si mesmo e aos outros.

Prevenção da desidratação

O tratamento principal para a desidratação é a prevenção. Antecipando a necessidade de ingestão de líquidos.
Prevenir a desidratação:
Planeie com antecedência tomar água extra para todos os eventos ao ar livre e de trabalho onde, a actividade e stress por calor possa aumentar as perdas de líquidos. Incentive os atletas e trabalhadores no exterior para repor os líquidos a uma taxa que é igual à perda.
Evite o exercício e a exposição durante os dias de alto índice de calor. Ouça a previsão do tempo para os dias de calor elevado.
Assegure-se que as pessoas idosas, os bebés e as crianças dispõem de água potável de qualidade ou líquidos disponíveis para ajudá-los quando for necessário.
Evite o consumo de álcool, especialmente quando está muito calor, porque o álcool aumenta a perda de água e prejudica a sua capacidade de sentir os primeiros sinais associados com a desidratação.
Use roupas leves e claras quando lá fora estiver calor.
Quebre a sua exposição a temperaturas quentes. Encontre ar condicionado.
Leve alguém a um local onde a temperatura for baixa, mesmo que seja umas horas por dia, isso ajuda a evitar os efeitos cumulativos da exposição ao calor elevado.