Projeto da Câmara Mirim é apresentado na Câmara de Chã Grande

0
277

Foi apresentado na última quarta-feira (2), durante a 6ª Reunião Ordinária do Terceiro Período, o Projeto de Lei que institui a Câmara Mirim no município. A proposta, que será colocada em votação já na próxima sessão, é de autoria do presidente da Casa Paulo Viana de Queiroz, vereador Jorge Luís (PR). Segundo a expectativa do parlamentar, após a aprovação em plenário e sanção do prefeito Diogo Alexandre (PR), o projeto poderá ser executado pela Câmara Municipal.

Pioneiro na cidade, o projeto da Câmara Mirim em Chã Grande segue o exemplo de outras câmaras municipais, inspiradas pelos projetos Câmara Mirim, da Câmara Federal, e Jovem Senador, do Senado Federal. “Em contato com a União dos Vereadores de Pernambuco (UVP), vimos que várias câmaras de Pernambuco têm esse projeto. Achei muito interessante ele, e busquei me informar melhor sobre o funcionamento e qual seu objetivo”, destaca o vereador Jorge Luís.

Voltado para escolas públicas, o projeto Câmara Mirim proporcionará a crianças e adolescentes a experiência de como funciona o legislativo municipal. Para isso, cada escola escolherá seus representantes, através de processo eleitoral. Depois, uma sessão solene será realizada na Câmara Municipal, com a posse dos vereadores mirins, eleição da mesa diretora e até apresentação de projetos e requerimentos durante a sessão.”Esse é um projeto educacional. Com isso, tentaremos passar aos jovens como que funciona o mundo político, para que de repente possamos despertar neles a ideia de um dia vir a ser um candidato”, diz.

Para o presidente Jorge Luís, o projeto da Câmara Mirim proporcionará também ganhos para o próprio município. “Esse é um projeto que tanto no Senado quanto nas câmaras que já possuem, já saíram projetos desse tipo de sessão, que podem virar lei. São jovens com acesso a muita informação. Com isso a gente pode captar algum tipo de mensagem que a sociedade queira nos falar, através dos vereadores mirins”, finaliza.

Após a apresentação na última reunião, o projeto foi destinado para a Comissão de Justiça e Redação, presidida pelo vereador Ninho Moto Táxi (PR). Na próxima quarta-feira (9), o projeto deverá ser lido e colocado em votação no plenário da Casa Paulo Viana de Queiroz, em primeira discussão.

Ascom Câmara Chã Grande

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here