A Banda Musical XV de Março está em festa nesta quarta-feira (23). A instituição musical completa hoje 42 anos de atividades. Nessas quatro décadas de atuação, a Banda XV de Março sempre se destacou pelo brilhantismo em suas apresentações, sejam elas cívicas, culturais, artísticas ou religiosas, não apenas em Chã Grande, mas sim em toda a região.

Fundada no ano de 1975, ainda como fanfarra, no período do ex-prefeito José Gomes da Silva, a Banda Musical XV de Março logo se destacou pelas suas apresentações marcantes. Na época de sua fundação, a Escola Municipal XV de Março, que dá nome a Banda, também iniciava sua trajetória como uma das mais importantes do município.

Do tradicional vinho, que coloriu seus uniformes ao longo dos anos, a XV de Março passou ao azul e vermelho, com mudança também em sua nomenclatura. A partir de 2013, a instituição passou a ser chamada de Banda Musical, extinguindo o termo Marcial.

Tendo como maestro o professor de música Jailson Alves, a instituição dispõe de um seleto time de músicos, das mais variadas idades. Além disso, a Banda mantém uma escola de música para novos integrantes.

Nos desfiles cívicos de 7 de Setembro em Chã Grande, a Banda Musical XV de Março é a responsável pela abertura. A banda é a primeira a se apresentar no evento. Além de Chã Grande, outras cidades da região também já receberam a visita da corporação musical. Em 2015, a instituição se apresentou na Assembleia Legislativa de Pernambuco, durante homenagens ao Consulado Americano no Recife.