Uma das obrigatoriedades para o desenvolvimento pleno da educação pública é a alimentação. Estudante que tem acesso a uma alimentação saudável e regular, é mais propenso a adquirir um maior conhecimento, segundo estudos na área. E pensando nisso, a Prefeitura de Chã Grande, através da secretaria de educação, não tem medido esforços para garantir alimentação saudável e rica em nutrientes para os alunos da rede municipal de ensino.
Prato colorido, com mais presença de vegetais, frutas e verduras tem sido uma constante nas escolas da rede municipal de sino. Através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), lançado na última semana, escolas têm sido abastecidas regularmente, podendo oferecer assim uma alimentação balanceada para os mais de 5 mil alunos da rede, diariamente.
Além de oferecer a possibilidade de o aluno consumir um alimento mais nutritivo, a Prefeitura de Chã Grande investe também na agricultura familiar, através do PAA. Todos os alimentos fornecidos para as escolas são produzidos por agricultores changrandense, que também ganham uma renda extra com o fornecimento do alimento. E nisso, frutas, verduras, legumes e vegetais, produzidos no próprio município, são utilizados para a produção da merenda escolar de crianças e adolescentes.
Na Escola Municipal João Faustino de Queiroz, no Newton Carneiro I, por exemplo, o cardápio reforçado ajuda ao desenvolvimento de crianças carentes da comunidade. Nesta terça, o cardápio oferecido aos alunos era fava com charque, bacon e calabresa, acompanhada de arroz e balanceada com salada, dando um colorido ao prato.
Mas fornecer uma alimentação saudável só é possível graças às recomendações de uma nutricionalista, que prepara o cardápio das escolas do município. A profissional é a responsável por garantir mais saúde no prato das crianças e adolescentes de Chã Grande, todos os dias.