Em 31 de outubro de 1517, o ex-monge católico Martinho Lutero lançava as bases do que revolucionaria e causaria uma divisão sem precedentes dentro do Cristianismo. Hoje, 500 anos depois, protestantes de todo o mundo comemoram a marca da Reforma, idealizada por homens como Lutero, João Calvino, entre outros.

Para entender o peso da Reforma Protestante, é preciso voltar à idade média na Europa. Na época, a Igreja Católica era a única instituição cristã no ocidente. O poderio da Igreja era comparado ao de muitos reinos pelo mundo na época. É nesse cenário que o monge alemão Lutero começa a questionar todo o poder e ações da Igreja Católica.

As contestações ganham força quando Martinho Lutero fixa na porta do castelo de Winttenberg, na Alemanha, as 95 teses, que romperiam definitivamente as ligações com o clero católico.

Imediatamente a Reforma Protestante se expandiu pelos demais países europeus, envolta em toda a perseguição protagonizada pela Igreja da época. Igrejas como Batistas, Luteranas, Presbiterianas e Anglicanas, conhecidas como as mais tradicionais do movimento, se espalharam pelo mundo. A princípio, em países nórdicos.

No Brasil, os protestantes chegaram ainda na época da colonização. Foi a Igreja Presbiteriana quem primeiro aportou em terras brasileiras. Mesmo com a perseguição, os missionários seguiram nos trabalhos no país, realizando, inclusive, celebrações.

Hoje, o protestantismo é um ramo em crescimento dentro do cristianismo. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), já são mais de 22% da população brasileira, o que representa mais de 40 milhões de brasileiros.

Protestantes em Chã Grande - No município, o protestantismo chegou ainda na década de 30 do século passado. Através de missionários batistas, oriundos da Primeira Igreja Batista de Gravatá, um ponto de encontro para os fiéis foi criado em Chã Grande. Em 1954, a congregação foi elevada à Igreja, conhecida como a Primeira Igreja Batista de Chã Grande.

Após os batistas, foram os assembleianos  que aportaram no município, ainda na década de 50. O movimento protestante ainda registrou a chegada dos adventistas, que atualmente dividem-se entre os tradicionais e o movimento de reforma; Congregação Cristã, Deus é Amor, Quadrangular; e as neopentecostais Universal, Mundial e Internacional.

Chã Grande é berço também da Igreja de Deus Coluna Baluarte da Verdade, de linhagem pentecostal. A instituição foi fundada pelo saudoso Pastor Amaro. Atualmente, além da cidade, a Igreja possui templos em Caruaru, Cabo de Santo Agostinho e São Paulo, além de outras cidades.