Amaraji comemora 150 anos de fundação

0
195

O município de Amaraji, na mata sul de Pernambuco, comemora nesta segunda-feira, 23, 150 anos de fundação. O aniversário mais que especial da cidade rendeu uma programação longa, durante toda a semana, com a realização de várias atividades artísticas, culturais, esportivas e shows, que movimentaram o município.

Diferente de outros municípios brasileiros, a história reserva a Amaraji o ato de fundação, e não de emancipação política. A data registrada é de 23 de julho de 1868. Na época, segundo os registros históricos, uma feira era realizada no Engenho Garra, sempre aos domingos. A partir daí, foram surgindo casas e demais comércios, dando início ao que conhecemos como o município de Amaraji, que tem como padroeiro São José da Boa Esperança.

Atualmente, o município é governado pelo prefeito Rildo Reis (PR), que tem Bernadete Brito (PSD) como vice. Ambos já passaram pela Câmara Municipal, e disputaram eleições para o cargo executivo, antes de se unirem politicamente em 2016. O município conta ainda com 11 vereadores, compondo o legislativo.

O nome do município se origina no tupi-guarani, língua de boa parte dos povos nativos do Brasil, que significa “rio proveniente da chuva”. O nome foi bem definido para o município. Amaraji é reconhecido como um paraíso das águas, com uma grande quantidade de nascentes, rios e barragens. Estão localizadas no município as barragens da Siriquita, que abastece Chã Grande, e Amora Grande, responsável pelo abastecimento de Gravatá, onde também funciona a adutora de Amorinha, que destina água também para Chã Grande.

Com uma área de pouco mais de 234 km², Amaraji é um dos maiores municípios da região, fazendo fronteira com Chã Grande, Ribeirão, Primavera, Cortês e Gravatá. Segundo as estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), possui 22.600 habitantes.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here