Câmara de Chã Grande discute saúde do homem

0
100

 

 

A saúde do homem esteve em evidência na Câmara de Chã Grande, na última sexta-feira (9). Pela primeira vez, a casa legislativa realizou uma roda de conversas para discutir o tema, que contou com a participação de especialistas no assunto, convidados e da população chãgrandense. O evento faz parte da programação do novembro azul.

A roda de conversas surgiu através de uma proposta da professora Natália Silva com o vereador Jorge Luís (PR), presidente da Casa Paulo Viana de Queiroz. Desde o ano passado, a Câmara também sedia o evento alusivo ao outubro rosa, com a realização de palestras sobre a importância da prevenção para as mulheres.

Em sua primeira edição, a roda de conversa contou com a participação do médico oncologista Rubens Costa, que apresentou uma palestra sobre o perigo dos vários tipos de câncer que podem acometer o homem, em especial o de próstata. Em seguida, o especialista abriu o evento para o esclarecimento de dúvidas por parte do público.

Logo após a participação do médico Rubens Costa, a nutricionista Melania Freitas abordou os riscos da obesidade, além de enfocar os benefícios de uma alimentação saudável para o corpo humano. A nutricionista também fez parte da programação do outubro rosa.

O evento também foi aberto ao testemunho de pessoas que enfrentaram e venceram o câncer. O empresário Esmeraldo Lira foi um deles. Ele contou um pouco da trajetória, desde a descoberta de sua doença, em meados de 2012, até a sua cura.

Câncer de próstata – Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer que mais acomete os homens no Brasil. Só está atrás do câncer de pele não-melanoma. Os números indicam ainda uma possibilidade maior de aparecimento do problema em idosos, o que evidencia a necessidade de exames regulares a partir dos 50 anos de idade.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here