MPPE realiza audiência pública para debater intolerância religiosa em Chã Grande

0
202

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) realiza nesta segunda-feira (7), a partir das 9h, audiência pública, no Fórum Municipal de Chã Grande. O evento terá como objetivo debater atos de intolerância religiosa contra praticantes de religiões de matriz africana no município. O encontro deve reunir autoridades e especialistas no assunto.

A abertura será às 8h30, com uma apresentação especial da Banda Musical XV de Março, sob a regência do maestro Jailson Alves. Em seguida, às 9h, o promotor de justiça de Chã Grande, Gustavo Dias Kershaw fará a formação da mesa, iniciando o ciclo de palestras e exposições que compõem a programação.

A primeira palestra será sobre “Religiões Negras no Brasil da Escravidão à Pós-emancipação”, que será apresentada pela Profª Drª Valéria Costa, que é doutora em história social do Brasil pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), e autora do livro “É do dendê! História e memórias urbanas da nação xambá no Recife”.

Em seguida, o público vai acompanhar a palestra “A Proteção Constitucional à Liberdade de Culto: Uma garantia aos povos de terreiro”, com a Drª Soraya Cristina dos Santos Dutra de Macêdo, que é promotora de justiça do estado de Pernambuco, sendo titular da Promotoria de Cupira, no agreste.

A terceira palestra vai abordar “Educação em Direitos Humanos: um Caminho Necessário para Combater a Intolerância”, sendo apresentada pelo Omo Sàngó João Amaro Monteiro da Silva (João Bamiléké Monteiro), do terreiro Ogum Màáta, em Tejipió, na cidade do Recife.

Por volta de 12h30, terá início a última palestra, com o tema “Aspectos criminais da intolerância religiosa”. Ela será apresentada pela Profª Katiene Gouveia de Santana, fechando a programação especial.

Além das palestras, exposições também serão realizadas, sobre os mais variados temas, contando com a participação da Iyà Agbassè Vera Regina Paula Baroni e Iabá Maria de Lourdes Azevedo, da Rede das Mulheres de Terreiro de Pernambuco; da Ebony Maria José dos Santos, do Ilê Axé Iyá Nassô Oká, conhecido como Terreiro da Casa Branca; do Coletivo Juristas Negras de Pernambuco; a advogada Ana Paula Maravalho e o jornalista Paulo Sérgio, editor-chefe do Chã Grande News, além de estudantes universitários.

Transmissão – O Chã Grande News transmite ao vivo toda a audiência pública. Para assistir basta curtir e seguir a página do Chã Grande News no Facebook, por onde acontecerá a exibição ao vivo. Após, todo o conteúdo será disponibilizado também no Youtube.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here