Adoçantes: quais os benefícios e malefícios?

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Nas prateleiras dos mercados, a lista de tipos de adoçante é diversa: acessulfame-k, aspartame, ciclamato de sódio, esteviosídeo, estévia, frutose, manitol, sacarina, sorbitol, sucralose e xilitol. Mas você sabe como escolher a melhor opção?

Num momento em que muitos estudos mostram-se obscuros, o mais prudente seria a recomendação de produtos que levam em sua composição os adoçantes naturais, como estévia, sorbitol e manitol. Veja abaixo os prós e contras dos adoçantes:

ACESSULFAME-K

Prós: possui poder adoçante 125 vezes maior do que o açúcar, não tem calorias.

Contras: restrito para portadores de doenças renais ou outras patologias que precisem restringir o consumo de potássio.

ASPARTAME

Prós: tem poder adoçante 200 vezes maior do que o açúcar e contém 1,3 cal/10 gota.

Contras: alguns estudos comprovam seu potencial carcinogênico (pode causar câncer).

CICLAMATO DE SÓDIO

Prós: adoça 50 vezes mais do que o açúcar, não tem calorias.

Contras: grande potencial carcinogênico (pode causar câncer), causa hipertensão.

ESTEVIOSÍDEO/ESTÉVIA

Prós: é natural e possui sabor 300 vezes mais doce do que o açúcar, tem boa estabilidade em altas e baixas temperaturas, podendo ser levado ao fogo e aocongelador, não possui calorias.

Contras: possui forte sabor amargo residual.

FRUTOSE

Prós: a frutose é uma vez e meia mais doce do que o açúcar, reduzindo assim a quantidade usada, ou seja, precisa de menos frutose para dar o mesmo sabor doce do açúcar.

Contras: excesso de frutose pode causar aumento nos triglicerídeos sanguíneos e provocar cáries, além disso, tem a mesma quantidade de calorias que o açúcar comum.

MANITOL

Prós: seu poder adoçante é de 70% em relação ao açúcar, e não provoca cáries.

Contras: provoca um efeito laxante quando ingerido em doses elevadas.

SACARINA

Prós: tem poder adoçante 300 vezes maior do que o açúcar, não contém calorias.

Contras: por conter sódio em sua composição, é um fator de risco para os hipertensos. Também não é indicado para gestantes.

SORBITOL

Prós: resiste a temperaturas elevadas.

Contras: pode ser diurético e também aumenta a perda de cálcio no organismo.

SUCRALOSE

Prós: é cerca de 600 vezes mais doce do que o açúcar e, portanto, pequenas quantidades são necessárias para adoçar bebidas e alimentos, e não contém calorias.

Contras: possui cloro em sua composição, que compete com a absorção de iodo na glândula da tireoide, sendo contraindicado para pessoas que possuem distúrbios na tireoide.

XILITOL

Prós: tem o diferencial de causar uma sensação refrescante na saliva.

Contras: pode causar diarreia, e possui 2 calorias/g.

É importante lembrar que existem alguns casos de pessoas que necessitam do uso de adoçantes, enquanto outros não precisam. As pessoas que querem manter uma vida saudável e equilibrada não precisam necessariamente fazer uso de adoçantes. Procure sempre uma/um Nutricionista para que possa ter acesso às orientações específicas para seu caso.

 

 

Mylena Félix
 
Acadêmica de Nutrição – UFPE/CAV.
Pós graduanda em Nutrição Materno Infantil – FNH.
Técnica de Enfermagem especialista em Atendimento Pré Hospitalar.
Voluntária no Projeto de Extensão Nutrição e Agroecologia.
Bolsista de Iniciação Científica em Nutrição – Propesq.
Membro da Comissão de Mídia – DANUT UFPE/CAV.
Coordenadora Regional – ENEN/PE.

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