Sociedade de São Vicente de Paulo celebra 86 anos em Chã Grande

0
125

A Sociedade de Vicente de Paulo, conhecida como Sociedade Vicentina, está em festa. A instituição religiosa está comemorando 86 anos de organização em Chã Grande. E para marcar a data, a instituição preparou uma programação especial para esta terça-feira (29), a partir das 19h30.

O Padre Diozene Francisco, pároco de Chã Grande, faz a celebração da missa, na Capela dos Vicentinos, na Rua Santa Maria, por trás do Terminal Rodoviário de Chã Grande. A Capela fica localizada na mesma rua onde funciona o Centro Educacional Sal e Luz.

Fundada em 23 de abril de 1833 em Paris, na França, por Antoine Fréderic Ozanam, a Sociedade de São Vicente de Paulo percorreu o mundo, com o objetivo de fornecer assistência social aos mais desfavorecidos, através da caridade. Em Chã Grande, a entidade chegou em 1933, através de iniciativa do padre Francisco Meuclides.

O religioso, juntamente com populares, deu início a Sociedade Vicentina da então Vila de Chã Grande, ainda predominantemente agrícola, com uma grande parte da população enfrentando problemas financeiros.

Ao longo de sua história, a Sociedade Vicentina registrou inúmeros nomes da sociedade chã-grandense entre seus membros. Um exemplo é o da fundação da Banda Pedro Jorge Frassati. Criada em 7 de maio de 1960, a instituição musical surgiu através de iniciativa dos senhores Euclides Alves, Otávio Vasconcelos e Manoel Simões Barbosa, ambos membros da Sociedade Vicentina.

JMV – Recentemente, jovens católicos de Chã Grande criaram o grupo Juventude Mariana Vicentina. A organização já realizou inúmeras atividades, como o ‘Natal da Partilha’, em parceria com a Sociedade Vicentina, onde centenas de famílias carentes do município foram beneficiadas com a distribuição de cestas básicas.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here