Editorial: O reapropriamento dos espaços públicos pela população

0
92

A Prefeitura de Chã Grande lançou ontem (12) o projeto Viva Melhor, na Avenida São José, centro da cidade. Com uma proposta inovadora para a cidade, o projeto trata do fechamento da principal via do município, também conhecido como o coração da cidade, para a realização de atividades físicas, esportivas e recreativas, três vezes por semana.

Em seu lançamento, muitas pessoas entre corredores, capoeiristas, profissionais de zumba e a população em geral se exercitaram numa avenida repleta de gente, mas vazia de carros, como preconiza o projeto. O centro da cidade se transformou, mais do que nunca, num grande espaço de convivência entre os chã-grandenses.

Por enquanto o projeto ainda está em sua fase inicial, então é comum que as pessoas não entendam bem o seu funcionamento. Mais pra frente, com a proposta já enraizada, o espaço será o ponto de encontro para as atividades físicas noturnas da população.

O modelo segue uma proposta já adotada em outras cidades ao redor do mundo e que busca justamente o reapropriamento dos espaços públicos por parte dos moradores daquele ambiente. O exemplo mais próximo é Caruaru, no agreste do estado, que sempre aos domingos realiza o “Nossa Avenida”, com uma série de atividades numa extensa programação.

O projeto chã-grandense funcionará sempre nas terças, quartas e sextas, das 19h às 22h. Idealizado pelo Departamento de Esportes, o Viva Melhor conta ainda com a participação de todas as academias da cidade, que participarão de programações desempenhadas no evento, além de desportistas como a Equipe de Corredores da Chã (Ecorchã) e o grupo de capoeiristas de Chã Grande.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here