O Ministério Público Federal, através da Procuradoria da República no município de Caruaru, determinou nesta quinta-feira (23), a reabertura da agência dos Correios em Chã Grande. O documento, contendo a determinação, foi assinado pelo Procurador da República Luiz Antonio Miranda, com 48h para a empresa pública se pronunciar.

O fechamento da agência dos Correios de Chã Grande ocorreu no dia 23 de março, apesar de não haver nenhuma determinação por parte da gerência da entidade para o fechamento de agências. Segundo informações, a agência local teria alegado que a funcionária seria do grupo de risco da Covid-19. Já os carteiros estariam impossibilitados de vir até Chã Grande, com a suspensão do transporte de passageiros. Desde o dia do fechamento, as correspondências e encomendas deixaram de ser entregues na cidade.

Na determinação para reabertura, o Procurador avalia o trabalho dos Correios como essenciais, principalmente nesse período de pandemia do novo coronavírus, sendo possível até a distribuição de itens que servirão no combate da pandemia, como medicamentos, máscaras, álcool em gel, por exemplo.

Em um despacho cível, o Procurador ainda disponibiliza manifestações de populares chã-grandenses, que pedem a reabertura da agência. "Nós, chã-grandenses, precisamos urgentemente da abertura dos Correios para podermos pegar nossas encomendas, fazermos pagamentos e até mesmo prestar contas que temos", escreveu uma pessoa. "Todos os munícipes estão sendo prejudicados com essa paralisação, que o meu caso em particular é que preciso de uma medicação que compro e é entregue pelos Correios", comentou outro.

Ao final, o Procurador Luiz Antonio Miranda Amorim Silva observa ainda que o não atendimento da recomendação expedida poderá implicar em adoção de medidas judiciais cabíveis.