O prefeito de Chã Grande, Diogo Alexandre, se reuniu nesta quinta-feira (16) com secretários municipais para debater novas medidas de enfrentamento ao novo coronavírus na cidade. A reunião foi realizada por sistema de videoconferência, e participaram titulares de todas as pastas municipais, além do vice-prefeito, Sandro Advogado.

A reunião coincidiu com a divulgação do terceiro caso de coronavírus confirmado no município, justamente na mesma semana. Por isso, segundo o gestor, serão necessárias novas medidas para conter a propagação da doença em Chã Grande, que ainda conta com outros três casos em investigação e mais 68 pessoas que passaram ou ainda estão passando pelo monitoramento.

Segundo o secretário de administração, Joseildo Martins, as medidas definidas nesta quinta-feira serão divulgadas através de decreto municipal. Mas alguns dos pontos debatidos foram o isolamento das praças da cidade e a definição da feira livre do sábado das 6h às 12h, impedindo o tráfego de pessoas após esse horário.

O município pretende também incentivar uma campanha para a confecção e doação de máscaras de tecidos e TNT por parte de costureiras chã-grandenses. Além disso, há a previsão de criação de uma plataforma para que as pessoas possam doar tecidos para a confecção dessas máscaras.

Durante entrevista a uma emissora de rádio local, ainda na noite de ontem, o prefeito Diogo Alexandre se mostrou preocupado com o crescimento dos casos confirmados no município. Para ele, as novas medidas pretendem evitar um surto maior do coronavírus na cidade, e devem ser seguidas pela população e por comerciantes do município. "Enquanto não aprendermos com o amor, poderemos aprender com a dor", disse o gestor.

Desde o mês de março, o município vem tomando medidas para evitar a propagação do novo coronavírus. Aulas de escolas públicas e particulares foram suspensas no dia 18, enquanto que o comércio não essencial suspendeu as atividades no dia 23. Também estão proibidas aglomerações de pessoas na cidade e a realização de eventos públicos ou privados.