A Banda Musical Pedro Jorge Frassati está em festa nesta quarta-feira (6). A instituição musical está completando hoje seus 60 anos de fundação, uma marca e tanto, sendo três anos mais velha que a emancipação política de Chã Grande, ocorrida em 1963. Do passado aos dias atuais, é inegável a história que a Pedro Jorge Frassati tem registrada.

E tudo começa na década de 60. Mais precisamente em 06 de maio de 1960, quando três visionários iniciaram esta história. Eram eles o farmacêutico Manoel Simões Barbosa, o músico Euclides Vicente Alves e o comerciante Otávio Vasconcelos. Numa época em que Chã Grande era mais um distrito administrado por Gravatá, os três pensaram no futuro, na cultura de uma sociedade em crescimento.

Foi com esforço e determinação desses senhores que a Sociedade Lítero Musical Pedro Jorge Frassati foi fundada, homenageando o jovem italiano Pier Giorgio Frassati. Incansável na luta em defesa dos pobres, Pier Giorgio, filho de uma família rica em Turim, acabou falecendo aos 25 anos, ainda no começo do século passado. A história do jovem foi repassada pela Sociedade de São Vicente de Paulo, conhecida como Sociedade Vicentina, da qual os fundadores faziam parte. Anos mais tarde, na década de 90, foi beatificado pelo Papa João Paulo II.

Nos anos 80, ainda na gestão do ex-prefeito Jaci Moreira, a instituição musical passou a ser administrada pela Prefeitura Municipal. Por anos, as bandas XV de Março e Pedro Jorge Frassati passaram a ser administradas conjuntamente como uma só. Cada instituição se apresentava em determinado tipo de evento. Nos desfiles cívicos, por exemplo, era a Banda XV de Março. Já nas festas religiosas e demais eventos, a Pedro Jorge saía às ruas.

Isso perdurou até o começo dos anos 2000, quando enfim as bandas foram separadas. Desde aquele momento, a Pedro Jorge Frassati teve como seu maestro o vitoriense radicado em Chã Grande Márcio Carneiro. "Nesses 20 anos, muita coisa aconteceu. Muitas coisas boas e muitas coisas ruins, mas que fizeram com que a gente só crescesse", destaca o maestro.

Atualmente, a Banda Musical Pedro Jorge Frassati conta com sua sede própria, inaugurada em 2010 pelo prefeito Diogo Alexandre. O prédio leva o nome de Manoel Simões Barbosa, enquanto que a sala de ensaios carrega consigo o nome de Euclides Vicente Alves. Na época em que foi construída, Otávio Vasconcelos era o único fundador em vida, vindo a falecer em 2018.

Fazem parte de sua organização dezenas de músicos, entre crianças, adolescentes e jovens. Além disso, a instituição musical também mantém organizada uma escola de música, que todos os anos prepara novos músicos.

Seu calendário conta como principal evento o Desfile de 7 de Setembro. Em Chã Grande, a Banda é responsável pelo encerramento. Também participa em outras cidades, como Vitória de Santo Antão e Sairé. Além disso, também realiza o Pedro Jorge In Concert, na Igreja Matriz de São José, encerrando o ano com uma apresentação especial. Outros municípios também recebem a instituição em apresentações natalinas, como por exemplo Glória do Goitá.