Teve início, nesta segunda-feira (11), a terceira etapa da campanha de vacinação contra a gripe. Esta etapa foi dividida em dois grupos, sendo o grupo prioritário até o dia 17 de maio formado por pessoas com deficiência, crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto). A partir de 18 de maio até o dia 5 de junho, quando se encerra a campanha, serão vacinados os professores das redes pública e privada e os adultos entre 55 e 59 anos.

A vacina está disponível em todas as unidades de saúde da família, de segunda a sexta, das 8h às 16h. O Hospital Geral Alfredo Alves é outro ponto de vacinação, também de segunda a sexta, das 7h às 12h. Para ser imunizado, as pessoas precisam portar o cartão de vacina e um documento de identidade. Além disso, é necessário a apresentação de um documento que comprove a inclusão nos grupos prioritários.

É importante destacar que a vacina contra a gripe não protege contra o novo coronavírus, porém, o Ministério da Saúde reforça a importância da vacina, que protege dos vírus da influenza A (H1N1), A (H3N2) e influenza B, visto que a imunização pode auxilia no diagnóstico rápido e preciso contra o coronavírus. A influenza e o Covid-19 apresentam alguns sintomas semelhantes. Com isso, caso um paciente com suspeita do novo coronavírus dê entrada em uma unidade de saúde e esteja vacinado contra a gripe, já pode ser descartado a influenza e se concentrar na possibilidade de infecção por Covid-19.

A primeira etapa da campanha contra a gripe foi realizada de 23 de março a 15 de abril e foi destinada aos idosos e trabalhadores da saúde. Já a segunda fase ocorreu entre os dias 16 de abril e 8 de maio, tendo como grupo prioritário as pessoas com doenças crônicas, caminhoneiros, profissionais da força de segurança, salvamento e do transporte coletivo, trabalhadores portuários, povos indígenas, privados de liberdade e funcionários do sistema prisional.