O Governo de Pernambuco anunciou na semana passada o plano de retomada da economia, que consiste na reabertura gradativa do comércio e de serviços. Logo na segunda-feira (1º) foram reabertas as lojas de material de construção. Uma semana depois foi a vez da construção civil e lojas atacadistas. Chã Grande deve seguir o plano estadual, com a reabertura de acordo com o calendário divulgado no inicio do mês.

Nesta quarta-feira (10), uma das fases do plano será adiantada. Poderão retomar as atividades as clínicas e consultórios médicos, odontológicos e veterinários, óticas, clínicas de fisioterapia e de psicologia. Antes, essas atividades não possuíam datas para a reabertura. Na cidade, essa medida beneficia diversos estabelecimentos que atuam com estas finalidades.

Na próxima segunda-feira (15), a retomada será estendida para lojas do varejo com até 200 metros quadrados, tanto na área central das cidades quanto nos demais bairros. Na mesma data, estarão autorizados também os salões de beleza e serviços de estética. Vale lembrar que esses estabelecimentos deverão seguir as normativas para o funcionamento. Será permitido o atendimento de um cliente por vez, por agendamento e sem fila de espera. Além disso, é necessário também realizar a higienização entre um cliente e outro, obedecendo também o distanciamento de 1,5 metro entre clientes, pelo menos.

A paralisação dos serviços ocorreu em virtude da pandemia do novo coronavírus, como forma de evitar a propagação do vírus entre os pernambucanos. O fechamento foi iniciado ainda no dia 23 de março, em Chã Grande, seguindo a determinação de decretos expedidos pelo Governo do Estado.