Iniciado no dia 1º de junho, o plano de retomada da economia em Pernambuco contempla uma nova fase a partir desta segunda-feira (15). Comércio varejista, com lojas de até 200 metros quadrados, salões de beleza e centros estéticos voltam a funcionar, além de concessionárias de veículos, seguindo recomendações expedidas como forma de enfrentamento ao novo coronavírus.

Chã Grande está seguindo o plano estadual, que já contou com reabertura de lojas de materiais de construção, da retomada da construção civil e de clínicas odontológicas e médicas, de fisioterapia, psicologia e de nutrição, além das óticas. Segundo o prefeito Diogo Alexandre, a autorização para o município retomar suas atividades, por parte do governo estadual, se dá em virtude das ações desempenhadas desde o início da pandemia.

"Estamos saindo, com cautela, desse período de fechamento de lojas e demais serviços em nossa cidade, em virtude da pandemia do novo coronavírus. Fizemos um esforço grande para conseguir enfrentar esse momento, mas a decisão do Governo de Pernambuco mostra que fizemos a nossa parte", comenta o gestor.

O plano está sendo colocado em prática de forma gradual e levando em consideração a necessidade de diversos setores para a economia, bem como a situação dos municípios. Na última quinta-feira (11), por exemplo, o Governo de Pernambuco anunciou que 85 cidades do estado não terão a reabertura do comércio a partir desta segunda. Entre as cidades impactadas pela decisão estão Amaraji, Primavera, Gravatá e Caruaru, por exemplo.

Assim como aconteceu nas três fases anteriores, a reabertura nesta segunda-feira precisará seguir recomendações sanitárias. Nesses locais, deve-se respeitar o distanciamento de pelo menos 1,5 metro de distância entre pessoas. Além disso, é necessário também criar uma escala de intervalo de horário de refeição, evitando assim a aglomeração de pessoas. Itens de uso pessoal, bem como equipamentos e ferramentas de trabalho não podem ser compartilhados. Trabalhadores com idade superior a 60 anos ou que façam parte do grupo de risco em virtude de saúde, devem ser objeto de atenção especial, priorizando sua permanência em casa, com possibilidade de trabalho online.

As lojas também devem ter atenção com relação ao distanciamento entre as pessoas, demarcando no chão o espaço nas filas. Além disso, deve existir uma barreira física de proteção entre clientes e atendente. Na impossibilidade de tal barreira, demarcar no chão um espaço entre o cliente e o balcão.
Os salões de beleza e centros de estéticas também devem seguir algumas recomendações. O atendimento será realizado por agendamento prévio, com apenas uma pessoa por vez, ou em caso de espaço maior, um distanciamento de 1,5 metros entre as pessoas. Além disso, o local não pode formar fila e a higienização deve ser realizada entre o atendimento de um cliente e outro.

Segundo o cronograma do plano de convivência com a Covid-19, diversos serviços ainda continuarão suspensos no estado. Para o município, destacam-se o funcionamento de mototaxistas, o atendimento presencial em bares, lanchonetes e restaurantes, clubes sociais, eventos públicos ou privados, além de academias de ginástica e partidas amadoras de futebol.