Após quatro meses de paralisação em virtude da pandemia do novo coronavírus, o Campeonato Pernambucano retorna hoje, com cinco partidas finalizando a primeira fase da competição. Todos os jogos serão às 16h, com destaque para o Clássico das Multidões. Vale lembrar que as partidas serão com portões fechados, seguindo uma série de recomendações de saúde para garantir a segurança de atletas, comissão técnica e demais profissionais envolvidos nos jogos.

Dois jogos serão realizados no sertão pernambucano. No estádio Vianão, em Afogados da Ingazeira, o time da casa recebe o Vitória, única equipe que ainda não venceu na competição e já definida na briga contra o rebaixamento a partir da segunda fase. Já no Cornélio de Barros, o Salgueiro, já garantido na segunda posição, encara o Náutico.

Em Caruaru, Decisão e Central se enfrentam no estádio Vera Cruz, antiga casa do Porto. O duelo entre as duas equipes, dependendo de outros resultados, pode influenciar muito na briga para não ter que ir disputar o rebaixamento. O Decisão já está garantido no grupo dos quatro últimos. O Central, com 10 pontos, está na sétima posição, podendo mexer com Afogados, Sport, Náutico e Retrô.

Na Arena de Pernambuco, o Retrô encara o Petrolina. Para o time mandante, um ponto e garantido na luta pelo título. As possibilidades de ainda cair no grupo contra o rebaixamento existe, mas muito remota. Já a fera sertaneja pode ainda beliscar uma vaga para escapar do quadrangular da queda. Basta uma vitória e uma combinação de resultados.

Na Ilha do Retiro, Sport e Santa se enfrentam com situações opostas no Pernambucano. Enquanto o tricolor já está garantido na primeira posição de forma invicta, o rubro-negro fez uma campanha irregular, somando apenas duas vitórias em oito jogos disputados. Com isso, o Leão chega na última rodada ainda com o fantasma do quadrangular do rebaixamento no retrovisor. Uma vitória de Central e Afogados, combinada com um empate ou uma derrota diante do Santa colocará o Sport na briga para não cair.