Arquivo CGN


O índice de isolamento social, medido pelo Ministério Público de Pernambuco, mostra um dado preocupante durante a semana em Chã Grande. Com a reabertura do comércio e a retomada de diversos serviços, seguindo o plano de convivência com a Covid-19, proposto pelo Governo do Estado, a cidade vem registrando números abaixo do média na região.

Na semana passada, por exemplo, esse índice estava em 35,5% na quarta-feira (1º). Já na quinta-feira (2), o índice caiu para 33,7%. Enquanto isso, o domingo, com o comércio fechado, num dia em que a população costuma ficar em casa normalmente, o índice subiu para 47,8%, número superior ao período em que toda a cidade esteve com seus serviços não essenciais suspensos.

Na região, o maior índice registrado neste domingo foi a cidade de Primavera, com 54,3%, seguida de Amaraji, com 53,1%, e Gravatá, que registrou 51,3%. Apenas Pombos, entre os municípios vizinhos, registrou um índice inferior ao de Chã Grande, com 46,7%.

Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (6). Vale ressaltar que até este domingo, entre as cidades vizinhas, apenas Chã Grande e Pombos, que fazem parte da Geres I, receberam autorização para a continuidade do plano estadual de retomada da economia.

O isolamento social é uma das medidas para conter a propagação do novo coronavírus. Com menos pessoas nas ruas, o vírus acaba circulando menos, causando um número menor de infectados. Além do isolamento social, também fazem parte uma série de medidas.