A Secretaria de Educação de Chã Grande iniciou na última sexta-feira (17), a formação dirigida aos professores da rede municipal de ensino, que vão passar a utilizar o Sistema Educacional de Chã Grande (SIECHÃ), para o registro de aulas e atividades. A primeira formação contemplou os professores da Escola Municipal XV de Março. A proposta é de que os educadores de todas as instituições de ensino, da área urbana e rural, passem pela formação.

"O sistema é um facilitador que o professor vai ter para registrar a frequência dos alunos, baseada nessas atividades remotas que estão sendo enviadas, bem como para cadastrar notas e registro de aulas. As mesmas coisas que se fazia na agenda de papel serão feitas no sistema", explicou Alzira Lucena, que atua diretamente com o sistema na Secretaria de Educação.

Antes mesmo da pandemia, o objetivo do município já era de informatizar cada vez mais a educação. O sistema proporciona uma maior integração entre professores e famílias de alunos da rede municipal, já que uma das propostas é justamente que os pais ou responsáveis possam acompanhar o desempenho dos estudantes, por disciplina, presença, notas e muitos outros critérios. "Nós fizemos a implantação desse serviço desde o início do ano, agora chegou a hora de capacitar nossos professores para que eles possam utilizar esse sistema como uma ferramenta primordial para a educação em nosso município", comentou o secretário de educação, Joel Gomes.

Desde o início do mês, os professores das escolas municipais de Chã Grande estão dirigindo aos estudantes uma série de blocos de atividades, com o objetivo de manter a programação de aulas, já que as atividades presenciais estão suspensas desde o início da pandemia da Covid-19.

Para o professor Dilson Lucena, o sistema que está sendo implantado em Chã Grande chega para servir de apoio, principalmente pelo momento em que atravessa a educação em todo o país. "A nova ferramenta que está chegando vai apoiar nosso trabalho e engrandecer mais ainda, de uma forma bem interativa. É uma ferramenta a mais que vem contribuir positivamente", avalia.