O transporte intermunicipal entre Chã Grande e Gravatá, suspenso desde o mês de março, dentro das medidas tomadas para evitar a propagação do novo coronavírus, ainda não tem data pra ser retomado. Segundo o presidente da Cooperativa de Transportes, Josildo José, a expectativa é de que isso possa acontecer em breve, mas vai depender também da estabilização dos casos de Covid-19.

"Estamos dependendo de Gravatá. Estamos aguardando a liberação deles, na expectativa. Acredito que não vai demorar muito não", comentou Josildo, que participou de reuniões com a Defesa Civil de Gravatá para tratar do assunto.

Além desse encontro, a Cooperativa também teve contato com a Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI), que já expediu as orientações sobre a retomada do serviço, como redução no quantitativo de passageiros em cada viagem e higienização constante.

Segundo dados divulgados antes da paralisação dos serviços por integrantes da Cooperativa, o tráfego diário de vans de Chã Grande para Gravatá seria responsável pela locomação de mais de duas mil pessoas, entre os que trabalham e trafegam pelo município vizinho, além dos passageiros que utilizam a via para se dirigir a outras regiões.

Além da paralisação do transporte entre Chã Grande e as cidades de Gravatá e Amaraji, também foram suspensas as atividades de mototaxistas, funcionamento de comércios não essenciais, e pontos públicos, bem como as escolas públicas e particulares. Desde 1º de junho, o Governo do Estado vem retomando aos poucos as atividades suspensas, com o Plano de Convivência com a Covid-19, que já contemplou diversas atividades no município.