A Câmara de Vereadores de Chã Grande aprovou na noite desta quarta-feira (26), em segunda votação, a Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício 2021. A matéria, oriunda do poder executivo municipal, segue agora para a sua sanção, sendo referente para o exercício do próximo ano, na aplicação dos recursos públicos.

Com a presença dos 11 vereadores, o presidente da Casa, Jorge Luís (PL), colocou na pauta de votação. O texto foi lido para, em seguida, ser votado. Neste momento, a bancada de oposição, liderada pelo vereador Sérgio do Sindicato (PT), apresentou abstenção, assim como aconteceu nas reuniões anteriores. Segundo os oposicionistas, o PL deveria ser submetido a uma audiência pública para ser debatido.

A alegação foi rebatida pelo vereador Jorge Luís, que de posse da Lei Orgânica Municipal leu os artigos que tratam do tema. Em seguida, o parlamentar lembrou que membros da oposição integram as comissões de justiça e redação e finanças e orçamento, e que apresentaram voto pela votação do projeto em plenário. Segundo Jorge, a partir da leitura do PL em plenário, a discussão só pode ser feita pelos vereadores, como diz a Lei Orgânica e o regimento interno da Casa. "Temos que seguir os ritos. Os vereadores Sérgio e Dandão (PDT) integram as comissões que analisaram o texto e não apresentaram essa proposta antes", argumentou, em seguida, Jorge Luís.

Sessão - A reunião desta quarta-feira marcou também a aprovação por unanimidade do título de cidadania chã-grandense ao professor Aldemir José, conhecido como Bokão, indicado pelo vereador Demir do Conselho (Avante). A proposta foi aprovada por unanimidade.

Encerramento - Os vereadores voltam a se reunir na próxima quarta-feira (2/9), a partir das 20h. Na oportunidade, o terceiro período legislativo será encerrado, abrindo espaço para o recesso parlamentar.