O município de Chã Grande aderiu nesta segunda-feira (3) ao projeto Cidade Pacífica, criado pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) como forma de garantir segurança e qualidade de vida para os moradores das cidades pernambucanas. A assinatura de adesão foi realizada na sede da Promotoria de Justiça do município, com a participação do promotor, Dr. Gustavo Dias, do prefeito, Diogo Alexandre, do secretário de administração, Joseildo Martins, e da procuradora municipal, Kátia Oliveira.

Com a assinatura do documento, Chã Grande assume o compromisso de, neste momento, seguir seis dos 15 eixos principais, considerados obrigatórios. Eles se classificam do número ao 5º, além do 15º, tratando este último especificamente sobre a Covid-19. Os demais pontos iniciais abordam a Guarda Municipal pacificadora,  segurança nos estabelecimentos comerciais, mesa municipal de segurança, iluminação pacificadora e pacificação de bares e similares.

“É um projeto muito importante na área de segurança pública. Chã Grande se soma ao lado de outros municípios que já aderiram ao projeto, e a partir de agora assumiu um compromisso de desenvolver ações para a população, no quesito da diminuição da criminalidade e melhoria da qualidade de vida”, comentou Dr. Gustavo Dias sobre a adesão do município ao projeto.

Com a entrada do município no projeto, Chã Grande já passou a pontuar dentro do Ranking de Pacificação, com relação aos meses de janeiro a junho de 2020. Segundo esse levantamento, a cidade está na 11ª posição, com possibilidade de alcançar posições mais altas, como revela o promotor local: “Já é uma boa posição. Com a implementação dessas medidas, a gente acredita que o município ainda vai ocupar posições melhores no ranking e melhorar a questão de segurança em nosso município ainda mais”.

No ato de assinatura, o prefeito Diogo Alexandre fez questão de assegurar o compromisso da cidade em garantir o cumprimento dos eixos obrigatórios neste primeiro momento, para em seguida buscar os demais pontos do projeto. “Vamos juntos implantar várias metas, e através destas metas de um trabalho em conjunto, sendo sempre discutido, não apenas com o Ministério Público, mas com toda a população para alcançar o objetivo maior que é o bem estar de toda a população chã-grandense”, comentou o gestor.

A reunião foi encerrada com a mensagem de boas vindas aos municípios de Chã Grande e São Joaquim do Monte, por parte do procurador geral de justiça, Francisco Dirceu Barros, apresentada pelo promotor Dr. Gustavo Dias. “É com entusiasmo que o Ministério Público recebe hoje a adesão das duas cidades ao projeto Cidade Pacífica”, disse, ao iniciar sua fala. “O diálogo entre o Ministério Público e as gestões municipais serão o ponto de apoio fundamental para atingirmos uma redução dos indicadores de violência em benefício de toda a população”, pontuou.