Desde a primeira formação do Conselho Tutelar de Chã Grande, ainda no início dos anos 2000, inúmeros nomes já se aventuraram na busca por uma vaga na Câmara de Vereadores. Alguns deles obtiveram êxito, como o ex-vereador Elsinho, que fez parte da primeira formação, e os atuais vereadores Irmão Zaninho (PL) e Demir do Conselho (Avante). Agora, com a aproximação da eleição municipal, mais conselheiros, ex-conselheiros e suplentes se lançam como pré-candidatos, de olho numa das cadeiras da Casa Paulo Viana de Queiroz.

Dos atuais conselheiros, dois se afastaram para a disputa. O primeiro, e que todos já esperavam, foi o jovem Gerônimo Varella (Avante), campeão de votos no último processo de escolha do Conselho Tutelar. A novidade, porém, recaiu sobre Vera de Gilvaldo (Avante), que como o próprio nome indica, é esposa do ex-vereador. Já no apagar das luzes, Vera anunciou sua descompatibilidade com o órgão para colocar seu nome nas urnas este ano. Uma verdadeira surpresa pra muita gente.

Com a saída de Gerônimo e Vera, dois suplentes foram chamados a assumir suas funções, pelo menos até o dia 16 de janeiro. Solange assumiu a primeira vaga, enquanto que Betinho Karias ficou com a segunda. Já os demais suplentes se colocam também como pré-candidatos.

Irmão Válter Mototáxi (PDT), oitavo colocado na disputa, vai disputar pela bancada de oposição; Almir Campos (PL), será o nome que contará com o apoio da Igreja Universal em Chã Grande; Elane Xavier, que ficou na 10ª posição, é mais uma mulher na disputa pela Câmara. Mas não para por aí. Também já anunciaram interesse na disputa: Wemerson da Vila (PL), Neguinho de Monteiro (PSL) e Adamex (PL).