Os partidos políticos interessados nas disputas eleitorais municipais podem se reunir em convenções partidárias a partir desta segunda-feira (31), seguindo até o dia 16. Nesse período, candidatos a prefeitos, vice-prefeitos e vereadores serão escolhidos. Em virtude da pandemia do novo coronavírus, os atos não poderão ser realizados com a aglomeração de pessoas, como nos anos anteriores.

Em Chã Grande, nenhum grupo político informou datas para a realização das convenções partidárias. Até o momento, três nomes se apresentam como postulantes ao executivo municipal, sendo o atual prefeito, Diogo Alexandre (Avante), o vereador Sérgio do Sindicato (PT) e o ex-procurador do município Elson Calazans (PSL).

As configurações das convenções partidárias poderão definir até uma aliança entre os grupos políticos de Sérgio e Elson Calazans. Segundo informações de bastidores, os dois têm conversado sobre o assunto, mas externamente não confirmam a possibilidade de junção entre as campanhas, que poderia colocar rivais nacionais lado a lado em Chã Grande: PT e PSL.

Pelo menos quatro partidos devem indicar candidatos para a Câmara de Vereadores. Pelo lado do atual gestor, PL e Avante terão candidaturas, totalizando em torno de 51 pré-candidatos neste momento. O PDT, da base de apoio de Sérgio, é o partido que abrigará os candidatos do grupo. Já para Elson Calazans, seus candidatos sairão pelo próprio PSL.

O calendário eleitoral de 2020 sofreu alterações em virtude da pandemia do novo coronavírus. Seguindo o exemplo dos anos anteriores, as campanhas estariam sendo realizadas, com a eleição acontecendo em outubro. Com a nova definição pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a votação ocorrerá no dia 15 de novembro.