O Campeonato Pernambucano de 2020 é histórico. E já o era antes mesmo do seu término. Por mais de quatro meses, a competição foi paralisada em virtude da pandemia do novo coronavírus. Voltou, mas sem público nas arquibancadas, e teve seu desfecho nesta quarta (5), em pleno mês de agosto, incomum para quem acompanha a maioria dos estaduais, que sempre são encerrados no mês de abril. Dentro de campo também histórico. Pela primeira vez uma equipe do interior soltou o grito de campeão pernambucano.

Coube ao Salgueiro Atlético Clube, 15 anos após sua profissionalização, o ineditismo de ser a primeira equipe fora do Recife a levantar a taça. Bem verdade que Porto, Central e o próprio Carcará chegaram perto em outras oportunidades. O título coroa um foco da equipe salgueirense nos últimos anos, em sua terceira final de Pernambucano.

O adversário foi o Santa e o palco foi o Arruda, sem a pressão da torcida tricolor. Mesmo assim, o Santa se sentia em casa, indo pra cima do adversário, que buscava se defender. O tricolor ainda teve um gol anulado, contestado pelos jogadores do Santa Cruz. O 0 a 0 no placar, segundo o regulamento, forçava uma disputa por pênaltis, já que na primeira partida o 1 a 1 prevaleceu.

Na disputa por pênaltis, Santa e Salgueiro converteram as três primeiras cobranças. O tricolor perdeu a quarta com o atacante Victor Rangel, que chutou por cima do gol. O Salgueiro também desperdiçou a sua cobrança, com o zagueiro Ranieri, na defesa do goleiro tricolor. O volante André desperdiçou a 5ª cobrança para o Santa Cruz. Coube ao atacante Muller Fernandes a façanha de converter e colocar números finais na disputa: 4 a 3 para o Salgueiro.

Com o título, o Salgueiro agora entra para um seleto grupo de equipes campeãs em Pernambuco. O time sertanejo, inclusive, quebra uma sequência que perdurava desde a década de 40, com o título sempre indo para rubro negros, tricolores e alvirrubros. O grupo de campeões tem o Sport (42x) como o primeiro colocado, seguido pelo Santa Cruz (29x) na segunda posição, e o Náutico (22x) completando o pódio. América (6x), Tramways (2x), Salgueiro (1x) e Flamengo (1x) fazem o complemento.

Rebaixamento

A quarta-feira teve também a luta contra o rebaixamento. À tarde, dois jogos movimentaram o quadrangular contra a degola. Na Ilha do Retiro, o Sport, sem riscos de cair, fez 5 a 0 no Petrolina. Em Caruaru, o Vitória virou para cima do Decisão, nos últimos minutos.

Os resultados decretaram os rebaixamentos de Petrolina e Decisão para a Série A2 do Campeonato Pernambucano. O Vitória, que durante toda a competição esteve na lanterna do estadual, continuará representando a região da zona da mata em 2021.