Pelo menos cinco chã-grandenses estarão na disputa pelo voto dos eleitores de quatro cidades diferentes, algumas próximas e outras bem distantes daqui. A curta lista vai de político experiente aos que iniciam agora na busca por voto.

O exemplo mais próximo é o do ex-prefeito de Chã Grande Daniel Alves (PSC), que inicialmente disputaria a Prefeitura Municipal, num possível enfrentamento ao atual prefeito Joaquim Neto (PSDB). Na terça-feira (15), Daniel anunciou apoio ao pré-candidato Padre Joselito (PSB), que formalizou chapa para a majoritária com o policial rodoviário Darita. Para Daniel restou a possibilidade de ainda concorrer a uma vaga na Casa Elias Torres, a Câmara de Vereadores de Gravatá.

Um fato curioso na história de Daniel é que a sua primeira disputa foi justamente para vereador, em 1982, quando obteve a vitória no palanque encabeçado pelo ex-prefeito Tiago Barbosa, que tentava voltar ao poder.

Na cidade de Primavera, na mata sul de Pernambuco, Dogi da Barraca se apresenta pela segunda vez ao eleitorado local na disputa pela Câmara de Vereadores. Integrante do PSD, Dogi faz parte do grupo político liderado por Rômulo Pão com Ovo.

Em Cupira, no agreste pernambucano, há um outro chã-grandense na disputa. Irmão Manoel, que foi candidato a vereador em Chã Grande em 2008, natural da zona rural, deverá disputar uma cadeira no legislativo municipal pelo Democratas.

Os outros dois nomes são estreantes nas disputas eleitorais. O primeiro é o Delegado Lins, que se apresentou como candidato a prefeito de Garanhuns, cidade também do agreste pernambucano. Esta será a primeira eleição do delegado, que já passou também pela Polícia Militar.

O exemplo mais distante vem de Delmiro Gouveia, cidade localizada no agreste alagoano. Por lá, o ex-conselheiro tutelar Haroldo Almeida deve colocar seu nome à disposição dos eleitores. Na política local, Haroldo é sobrinho de Beto Karias (PL), atual vereador chã-grandense. No Conselho Tutelar, Haroldo obteve dois mandatos.

As campanhas eleitorais em todo o Brasil terão início no dia 27 de setembro. A eleição será realizada no dia 15 de novembro, das 7h às 17h.