O “Dia D” das campanhas contra a poliomielite e de multivacinação será realizado neste sábado (17), em Chã Grande, das 8h às 16h no Centro de Fisioterapia e em todos os postos de saúde do município. A mobilização visa atualizar a caderneta de vacina das crianças e adolescentes menores de 15 anos. Iniciadas no último dia 5, as campanhas de vacinação seguem até 30 de outubro.

O público alvo da campanha contra a poliomielite é formado por crianças menores de 5 anos, mas com estratégias diferentes entre as idades.  As crianças menores de 1 ano terão o cartão de vacinação avaliado para constatar a aplicação das três doses básicas necessárias. Já nas crianças de 1 até menos de 5 anos será aplicada uma nova dose, mesmo se o esquema básico esteja completo. A mobilização de multivacinação, por sua vez, é destinada as crianças e adolescentes menores de 15 anos, sendo ofertadas todas as vacinas do calendário básico visando proteger e elevar a cobertura vacinal contra diversas doenças.

“É importante que os pais ou responsáveis participem e levem seus filhos a unidade de saúde mais próxima para a atualização da caderneta de vacinação”, disse a coordenadora de Atenção Básica, Edizangella Shirley. “Para um Dia D de sucesso é necessário também que todos respeitem os protocolos de segurança, comparecendo com máscara, mantendo o distanciamento social e também higienizando as mãos com álcool gel”, completou.