Onze vereadores assumem suas funções na Câmara Municipal a partir desta sexta-feira (1º). Destes, quatro são novatos. E entre os novatos estão dois dos personagens de hoje do quadro "Biografias", que encerra sua missão de fornecer informações aos leitores chã-grandenses sobre os parlamentares que terão assento no legislativo pelos próximos quatro anos.

 

Andreson de Agrício



Andreson Agrício da Silva é um dos novos vereadores a tomar assento na Casa Paulo Viana de Queiroz. Eleito em 15 de novembro para o seu primeiro mandato, Andreson nasceu em 25 de junho de 1985 na cidade do Recife. Segundo o Divulgacand, tem o ensino fundamental completo, não tendo bens declarados ao Tribunal Superior Eleitoral.

Apesar de ser a sua primeira disputa, Andreson possui uma forte ligação com a política local através de seu pai, que sempre participou das campanhas eleitorais em Chã Grande, nos palanques da oposição. Mesmo sem ter tido vitórias nas suas empreitadas, Agrício era considerado como uma liderança política local pela oposição na comunidade de Lajedo Grande.

Andreson foi eleito vereador pelo PL, partido liderado na cidade pelo vereador Jorge Luís, e que também já abrigou o prefeito Diogo Alexandre, que na última eleição trocou a sigla pelo Avante.

 

Ninho Mototáxi



Janilson José dos Santos, ou simplesmente Ninho Mototáxi, como é mais conhecido, nasceu em 15 de março de 1978, na cidade de Chã Grande. Atua, segundo o Divulgacand, como motorista particular, tendo declarado um total de R$ 155.000,00 em bens, sendo uma casa e um veículo. Sua escolaridade é ensino fundamental completo.

Ninho Mototáxi disputou sua primeira eleição ainda em 2008, não sendo eleito naquele momento. Em 2012, Ninho voltou a se colocar na disputa por uma vaga na Câmara de Vereadores. Foi eleito, mas como seu candidato a prefeito não obteve êxito, fez o seu mandato de oposição a Daniel Alves.

Nas eleições de 2016, Ninho foi reeleito para o seu segundo mandato legislativo. Ao tomar posse, assumiu a primeira secretaria da Casa Paulo Viana de Queiroz, tendo como presidente o vereador Jorge Luís (PL). A mesa foi reeleita em 2018 para mais dois anos no comando dos rumos da Câmara.

Ao longo de sua trajetória política, Ninho Mototáxi já disputou eleições municipais por dois partidos políticos. O PTB, na época comandado por Gilvan Bolão, foi a primeira opção em 2008. Já a partir de 2012, Ninho ingressou no PL, onde venceu as três últimas eleições.

 

Wédson de Biu Beléu



Wédson é mais um novato que chega com vontade na Câmara de Vereadores de Chã Grande. Eleito em 15 de novembro, em sua primeira empreitada política, carrega consigo o fato de ser filho do ex-vereador Biu Beléu, figura sempre presente nas últimas décadas nas disputas eleitorais em Chã Grande.

Wedson Soares dos Santos nasceu em 31 de agosto de 1978, na cidade de Chã Grande. Possui o ensino fundamental incompleto e não declarou bens à Justiça Eleitoral, segundo o sistema Divulgacand, disponível para consultas na internet.

Wédson de Biu Beléu disputou a sua primeira eleição pelo Partido Progressista (PP), sendo o único eleito pela sigla partidária. Com 266 votos, Wédson foi beneficiado pelo sistema de coeficiente eleitoral, já que o partido conseguiu votos suficientes para uma vaga na Câmara, enquanto que o PDT ficou com duas (Dandão e Nego de João de Rita), o PL com três (Jorge, Ninho e Andreson) e o Avante com cinco (Inaldo, Bolão, Célia, Demir e Ninha).