Na edição de hoje, nós vamos conhecer mais três nomes que farão parte da legislatura 2021 a 2024, na Câmara de Vereadores de Chã Grande. Célia de Jaci, Dandão e Nego de João de Rita são os personagens do quadro Biografias.

Célia de Jaci



Célia de Jaci (Avante) foi a sexta vereadora mais votada nas eleições de 15 de novembro deste ano. A parlamentar conquistou seu segundo mandato na Câmara de Vereadores, sendo que esta foi a sua quinta participação nas urnas.

Filha do ex-prefeito Jaci Moreira dos Santos, Maria Célia Lira Santos nasceu em 1º de março de 1960, sendo natural de Gravatá. Segundo os dados obtidos junto ao Divulgacand, Célia possui o ensino superior completo. Na sua declaração de bens, Célia listou um apartamento localizado em Recife, orçado em R$ 350.000,00.

Célia de Jaci despontou para a política partidária em 2004. Naquele ano, Célia liderou o grupo de oposição, fragilizado por derrotas seguidas sob o comando do ex-prefeito Ivaldo Queiroz. Desde 2012 no grupo político de Diogo Alexandre, os dois se enfrentaram em 2004 na corrida pela Prefeitura Municipal, com vitória de Diogo.

Em 2008 e 2012, Célia foi vice nas chapas de Cristina de Daniel e Queiroz de Paiva, respectivamente, mas sem sucesso. Sua primeira eleição ocorreu em 2016, quando foi eleita vereadora, sendo reeleita para o seu segundo mandato este ano.

Célia de Jaci já passou pelo PPS (atual Cidadania), PSB e REDE Sustentabilidade, antes de ingressar no Avante, liderado pelo prefeito Diogo Alexandre.

 

Dandão



Severino Manuel da Silva, ou simplesmente Dandão, foi reeleito vereador para o seu oitavo mandato na Casa Paulo Viana de Queiroz, sendo o segundo parlamentar a mais tempo atuar na Câmara de Chã Grande. Ao longo de sua história política, desde a sua primeira vitória, Dandão ficou de fora do legislativo apenas entre os anos de 2009 e 2012, assumindo as funções naquele período durante a licença da vereadora Danielle Alves.

Dandão nasceu em 18 de dezembro de 1959, sendo, na próxima legislatura, o vereador mais velho da Casa. Natural de Chã Grande, possui o ensino médio completo, e declarou à Justiça Eleitoral, através do Divulgacand, um veículo no valor de R$ 31.000,00 na lista de bens.

A primeira vitória de Dandão ocorreu em 1988, sendo repetida nos anos de 1992, 1996, 2000, 2004, 2012, 2016 e 2020. Prestes a entrar no oitavo mandato, Dandão está atrás apenas do ex-vereador Zé Maria, que somou 10 mandatos na Câmara. Um fato curioso é que a maioria dos mandatos de Dandão foram conquistados sendo oposição ao poder executivo municipal.

Cada mandato conquistado na Câmara veio através de partidos diferentes. Em 2004, por exemplo, Dandão ingressou no PL. Para 2012, Dandão foi de PP. Em 2016, o partido escolhido foi o PSD. Já para este ano, o PDT foi a sigla que lhe garantiu a vitória.

 

Nego de João de Rita



Sem sombra de dúvidas, uma das maiores surpresas das eleições deste ano foi a vitória de Nego de João de Rita, do PDT. O agricultor, que disputou uma vaga na Câmara pela primeira vez e venceu, desbancou nomes como Danielle Alves e Renné Gonçalves, que dentro do partido já eram tidos como vitoriosos na disputa. Sem alardes, Nego de João de Rita fez uma campanha silenciosa, mas que surtiu efeitos.

João Davino dos Santos, ou simplesmente Nego de João de Rita, nasceu em 02 de janeiro de 1969, sendo natural de Chã Grande. No Divulgacand, declarou ter o ensino fundamental incompleto, sendo agricultor. Não declarou bens à Justiça Eleitoral.

Conhecido como cabo eleitoral, Nego de João de Rita se lançou pela primeira vez nessa disputa, sendo uma voz de sua região, a área rural de Vertentes, Matias e Japaranduba. Na apuração, seus votos apareceram e surpreenderam a muitos. Chegou a ser o primeiro do partido em alguns momentos, antes de ser ultrapassado por Dandão. Mesmo assim, conseguiu seu objetivo e chega na Câmara de Vereadores para assumir seu primeiro mandato legislativo.