A pandemia do novo coronavírus cancelou eventos e modificou tantos outros. O dia a dia das pessoas também não foi poupado pela doença que fez, e ainda faz, vítimas por todo o mundo, superlotando unidades hospitalares e causando medo e terror no povo. E não é pra menos, afinal de contas é um vírus que a humanidade não estava preparada, não sabia nem como lidar. E o principal de tudo é que afetou o que há de mais humano em nossas vidas: o convívio entre as pessoas.

E por conta disso as cerimônias de posse por todo o Brasil precisarão ser adequadas para o novo momento. Em Chã Grande, nada de festas nas ruas, causando aglomerações e quebrando uma das principais medidas para evitar a propagação do novo coronavírus.

Tradicionalmente, a posse é realizada em duas etapas. A primeira delas é na Câmara de Vereadores, onde os parlamentares tomam posse, dando sequência na posse do prefeito e vice-prefeito. A eleição da mesa diretora da Câmara também é realizada neste momento.

Logo após os atos oficiais na Câmara, é comum que o prefeito, acompanhado do vice e dos vereadores, siga até a Prefeitura Municipal, na Avenida São José, onde anuncia sua equipe de governo e toma posse das chaves do município.

Com a pandemia do novo coronavírus, essa programação precisará ser revista pelos organizadores. Isso inclui, por exemplo, uma cerimônia restrita na Câmara Municipal, com a presença dos parlamentares, prefeito e vice. Uma possibilidade é de que a população possa acompanhar através das redes sociais, como ocorreu com a cerimônia de diplomação, realizada nesta quinta-feira (17), com transmissão nas plataformas Facebook, Instagram e YouTube.