Chã Grande recebeu, na tarde da última terça-feira (26), um segundo lote de vacinas contra a Covid-19 e dará um grande passo para ampliação da imunização. Ao todo, 240 doses foram disponibilizadas pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) nesta nova remessa. Seguindo as recomendações do Ministério da Saúde e da SES-PE, as doses serão aplicadas em trabalhadores de saúde e em idosos a partir dos 85 anos.

Das 240 novas doses recebidas pelo município, 50 são da vacina CoronaVac e serão aplicadas nos trabalhadores da rede municipal de saúde, em primeira e segunda dose. A vacinação dos profissionais seguirá ocorrendo no Hospital Geral Alfredo Alves de Lima. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, 91 trabalhadores de saúde foram vacinados, até o momento, em Chã Grande.

Para os idosos com idade a partir dos 85 anos, foram disponibilizadas 190 doses da vacina AstraZeneca/Oxford, que serão todas aplicadas em primeira dose, já que a segunda só será ministrada três meses após esta primeira. A vacinação dos idosos será realizada nos postos de saúde ou em domicílio.

Os idosos que tiveram condições poderão se dirigir a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima, enquanto a aplicação em domicílio será feita nos idosos acamados ou com dificuldades de locomoção. Para isso, os responsáveis deverão procurar a UBS para realizar o agendamento. A vacinação nos idosos deve ter início já nesta quinta (28).

A Prefeitura de Chã Grande pede a compreensão da população para que apenas os grupos prioritários (ou responsáveis) incluídos nesta etapa da vacinação procurem as unidades básicas de saúde para a imunização ou agendamento da aplicação da vacina.