A comunidade católica de Chã Grande inicia hoje, a partir das 19h30, a festa religiosa dedicada a São Sebastião, co-padroeiro do município. Uma programação especial foi prepara para os dez dias de homenagem ao santo, com medidas sanitárias para garantir a segurança de fiéis e religiosos que participarão deste momento de devoção.

Diversos padres estarão participando das celebrações, dentro da programação proposta para este ano. A abertura ficará por conta do Padre Luiz Antônio, responsável pela Paróquia de São José, na cidade de Bezerros, no agreste pernambucano.

O encerramento, que será no dia 24 de janeiro, contará com a procissão motorizada, que vai percorrer ruas e avenidas de Chã Grande com a imagem de São Sebastião, retornando até a Igreja Matriz, no centro da cidade, onde o Padre Diozene Francisco, pároco local, presidirá a celebração, com a participação dos fiéis.

Este ano, em virtude da pandemia do novo coronavírus, a programação precisou passar por algumas alterações, como na procissão, por exemplo. Além disso, dentro da Igreja, os fiéis devem obedecer o uso de máscara, bem como o distanciamento, como forma de evitar a propagação da Covid-19, obedecendo às determinações das autoridades em saúde.

Histórico - A celebração em homenagem a São Sebastião em Chã Grande é considerada por muitos como a mais importante do calendário religioso da cidade. Segundo relatos repassados ao longo dos anos, a devoção teve início quando o município, ainda distrito de Gravatá, teria sido acometido pela peste bubônica, no começo do século passado. 

A doença teria feito inúmeras vítimas. Com isso, as pessoas se voltaram para a religiosidade, fazendo então uma promessa a São Sebastião, que na tradição católica é conhecido como o santo protetor contra as pestes. A partir daquele momento então teve início a celebração dedicada ao santo francês na região. Além de Chã Grande, a cidade de Bonito e a comunidade de Mandacaru, em Gravatá, também celebram em homenagem ao santo.