O aniversário de 57 anos de emancipação política de Chã Grande não passou despercebido na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Durante sessão ordinária na sede do poder legislativo pernambucano, o deputado estadual Joaquim Lira (PSD) apresentou um voto de aplausos para a cidade, que festejou seu aniversário ainda no dia 20 de dezembro.

Em sua justificativa, o parlamentar, que está em seu segundo mandato na Alepe, destacou a importância histórica da data para os chã-grandenses. Antes de sua emancipação política, Chã Grande fazia parte do município de Gravatá, sendo desmembrado desse através de uma proposição do então deputado estadual Paulo Viana de Queiroz, sendo atendido pelo governador Miguel Arraes, em 20 de dezembro de 1963.

O deputado também destacou, em suas palavras, o potencial econômico de Chã Grande, mais voltado para a agricultura, com atrativos também para o turismo rural. "O turismo tem sido incrementado, com chegada de turistas para desfrutar das potencialidades do local", descreveu o parlamentar.

"Ao completar 57 anos de emancipação, em 20 de dezembro, Chã Grande pontifica sua vocação de cidade progressista, de gente hospitaleira, de economia emergente, educação propositiva, aliado ao crescimento urbano e populacional. O culto e o respeito ao passado têm sido aspectos marcantes na "Terra do Chuchu", como é conhecida essa cidade, que não descuida do compromisso de caminhar rumo ao desenvolvimento, com ênfase no bem-estar social", finalizou Joaquim Lira.