A aposentada Josefa Gomes recebeu com alegria na tarde desta sexta-feira (29) a equipe da Secretaria de Saúde de Chã Grande em sua residência. Aos 106 anos, ela foi imunizada contra a Covid-19, dentro da campanha municipal de imunização para as pessoas acima de 85 anos, iniciada ainda nesta quinta-feira (28). Os idosos a partir dessa faixa etária são o segundo grupo a receber imunização contra a doença na cidade, que já conta com vacinas aplicadas em trabalhadores de saúde.

E foi justamente uma das primeiras pessoas a receber a vacina da Covid-19, a enfermeira Maria Aparecida Gomes a aplicar o imunizante em Dona Mimi, como é conhecida a centenária idosa residente na Avenida 20 de Dezembro. "Me sinto até lisonjeada em estar vacinando Dona Mimi, essa senhorinha tão cheia de energia, e que está sendo um exemplo pra muitos. Eu me sinto feliz, realizada, agraciada e grata", destaca.

Dona Mimi coleciona números impressionantes, com 17 filhos, mais de 100 netos, outros 60 bisnetos e ainda em torno de 15 tataranetos. Uma pequena fração acompanhou esse momento, como um de seus filhos, o aposentado Severino Trajano Lopes. "Me sinto muito feliz em ver ela, inspirando a gente também a ser vacinado", comenta o filho.

Assim como Dona Mimi, todos os demais idosos de Chã Grande que já foram ou que estão sendo vacinados recebem a primeira dose da vacina desenvolvida pela AstraZeneca e Universidade de Oxford, trazida ao Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Já os trabalhadores em saúde recebem a CoronaVac, numa parceria do instituo Butantan com o laboratório SinoVac.

Ao final, já de posse de seu cartão, Dona Mimi respondeu com bom humor quando questionada se havia sido dolorosa a aplicação: "Dou não. Foi uma dentadinha de formiga", brinca a aposentada, que agora aguarda pela segunda dose a ser aplicada no intervalo de três meses.