Um importante novo capítulo da história de Chã Grande foi escrito, na tarde desta terça (19), com a aplicação das primeiras doses da vacina contra a Covid-19. Em um ato de renovação de esperança, o simbólico evento de início da vacinação foi realizado no Hospital Geral Alfredo Alves de Lima e contou com as presenças do prefeito Diogo Alexandre, do vice-prefeito Sandro Advogado e do secretário de Saúde Jairo Paiva.


Seguindo a recomendação do Ministério da Saúde, neste primeiro momento, as doses das vacinas são destinadas aos trabalhadores de saúde. Desta forma, a primeira chã-grandense vacinada foi a técnica em enfermagem Janaína Dias da Silva, de 44 anos, que mora no bairro da Morada Nova e já trabalha na rede municipal de saúde há 26 anos. Emocionada, ela falou sobre a honra de ser a primeira vacinada no município. “É um sentimento de alívio, de dever cumprido até pelo fato de ter sido a única técnica da equipe que não pegou a Covid-19 e de ter o privilégio de ser a primeira a ser vacinada no município. Estou me sentindo lisonjeada”, disse Janaína.


Em seguida, a segunda vacinada foi a enfermeira Maria Aparecida Gomes Monteiro, de 55 anos, que reside no bairro Augusto David. A profissional foi a primeira chã-grandense a ter testado positivo para o novo coronavírus. Em seu discurso, Aparecida pediu que a população chã-grandense acredite na ciência. "É importante que as pessoas se conscientizem e aceitem a vacina, mas respeitando os grupos prioritários. Cada um espere que vai chegar a sua vez", enfatizou.


Para a prefeito de Chã Grande, Diogo Alexandre, o início da vacinação representa um sinal de esperança, mas que os cuidados de prevenção precisam ser mantidos. "Esse dia representa para todo povo chã-grandense uma etapa vencida, onde através dessas doses da vacina que chegaram a nossa cidade começamos a ver o fim desse triste momento que todo planeta vem vivenciando. Espero que as próximas etapas sejam feitas da forma mais breve possível para podermos dar sequência a vacinação de nossa população", destacou.


O secretário de Saúde, Jairo Paiva, aproveitou para reforçar aos chã-grandenses que este início da vacinação é destinado apenas aos trabalhadores da linha de frente. "Queremos alertar que a população que esta primeira etapa é destinada aos profissionais de saúde e aguardamos a determinação do Ministério da Saúde para avançar com o plano de imunização. Chegando novas remessas de vacinas vamos dar sequência a vacinação", disse.


Ao todo, Chã Grande recebeu 250 doses da vacina, que serão aplicadas em primeira e segunda dose nos profissionais de saúde. É necessário que, ao voltar para tomar a segunda dose, o paciente apresente o comprovante da primeira.


Foto: Nielson Santos