A Paróquia de São José em Chã Grande está completando idade nova neste sábado (16). Em um dia como hoje, há 96 anos, a Paróquia era instalada, sendo desmembrada da Paróquia de Sant'Ana, na cidade de Gravatá. Um marco histórico para o então distrito de Chã Grande, que só alcançaria sua emancipação 38 anos depois, em 1963.

Do início aos dias atuais, muitas mudanças aconteceram. A principal delas foi o templo. A antiga capela deu lugar ao templo na Avenida São José, centro da cidade, durante os anos 40. Imponente, a Igreja Matriz de São José passou a ser cartão postal de Chã Grande, eternizada em fotos e em telas dos artistas Joelson Lins e Severino Trajano.

Inúmeros padres passaram pelo comando da Paróquia de São José. O que esteve por mais tempo foi o Monsenhor João Inácio Ferreira, que comandou os destinos da Igreja no município por mais de 40 anos. Atualmente, a Paróquia de São José é comandada pelo Padre Diozene Francisco, que tomou posse ainda em 2019.

A Paróquia de São José é responsável pela comunidade católica de todo o município de Chã Grande, estando sob sua jurisdição capelas espalhadas pela cidade e também na zona rural. Por isso, a instituição possui um calendário anual de festas dedicadas aos santos padroeiros dessas comunidades, como Santo Expedito, São Roque, Santo Eugênio e Santa Luzia, além de São Sebastião e São José.