A Prefeitura de Chã Grande, através da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou, nesta terça (19), o plano de vacinação contra a Covid-19. Os primeiros vacinados serão os profissionais de saúde que atendem diretamente pacientes com o novo coronavírus, assim como os trabalhadores que estarão envolvidos na campanha de vacinação.

De acordo com o plano municipal, que segue as recomendações do Ministério da Saúde, o número de doses disponíveis da CoronaVac para Chã Grande, neste primeiro momento, será de 252, sendo aplicadas primeira e segunda dose em um percentual de 30% dos profissionais de saúde. Desta forma, é importante destacar que, inicialmente, ninguém deverá procurar os postos de saúde ou o Hospital Geral Alfredo Alves de Lima.

Para a imunização, não será preciso um cadastro prévio, mas obrigatório portar um documento oficial de identificação com foto que comprove fazer parte do seu grupo prioritário. Assim, os trabalhadores de saúde que tenham registro profissional, como médicos e enfermeiros, deverão apresentar o documento de conselho de classe.

Após receber a primeira dose, o paciente receberá o comprovante de vacinação e a informação de quando deverá voltar para tomar a segunda dose. Os profissionais de saúde receberão as doses no local de trabalho, ou seja, nos postos de saúde ou no Hospital Geral Alfredo Alves de Lima. É necessário que, ao tornar para a segunda dose, o paciente apresente o comprovante da primeira.

As outras etapas da vacinação, voltadas aos demais grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, vão ser realizadas conforme novas remessas da vacina forem entregues.

É importante destacar que, apesar do início da campanha de vacinação, as medidas de prevenção contra o novo coronavírus seguem, como o uso obrigatório da máscara, distanciamento social e a higienização das mãos.