A Câmara Municipal de Chã Grande sediou nesta sexta-feira (1º), a cerimônia de posse dos vereadores, vice-prefeito e prefeito do município, eleitos no dia 15 de novembro, durante as eleições municipais. O evento foi restrito, em virtude da pandemia do novo coronavírus, e contou com a adoção de medidas sanitárias para evitar a propagação da Covid-19.

A sessão solene de posse foi presidida pelo vereador Jorge Luís (PL), tendo sido o mais votado no último pleito eleitoral. Também fizeram parte da mesa os vereadores Inaldo do Raio-X (Avante) e Gilvan Bolão (Avante), segundo e terceiro mais votados, respectivamente.

Logo após a abertura da sessão, os vereadores fizeram o juramento diante do presidente e do público que se fez presente no Plenário José Maria de Melo. Em seguida, já empossados, o presidente solicitou que os vereadores Ninho Mototáxi (PL) e Andreson de Agrício (PL) acompanhassem o prefeito, Diogo Alexandre (Avante), e o vice, Sandro Advogado (Avante), até a parte interna da Casa Paulo Viana de Queiroz.

Os representantes do executivo municipal também participaram do momento de juramento, onde prometeram defender o bem comum da sociedade chã-grandense e o que diz a Lei Orgânica Municipal, e as constituições de Pernambuco e do Brasil.

Após o rito de posse e o uso da tribuna da Câmara por parte dos vereadores, vice-prefeito e prefeito, o presidente suspendeu a sessão por dez minutos para a apresentação de chapas para a disputa pela mesa diretora. Apenas uma chapa foi apresentada, sendo encabeçada pelo vereador Jorge Luís, com Demir (Avante) e Gilvan Bolão (Avante), na primeira e segunda secretarias, respectivamente.

A votação foi nominal e de forma aberta. Um a um os vereadores foram declarando seus votos. O resultado final foi unânime, com 11 votos favoráveis pela recondução de Jorge Luís ao cargo de presidente da Casa Paulo Viana de Queiroz para os próximos dois anos.

Quatro partidos compõem a legislatura da Câmara de Vereadores de Chã Grande: Avante, PL, PP e PDT. Desses, o Avante é maioria, com cinco parlamentares: Inaldo do Raio-X, Gilvan Bolão, Demir, Ninha de Zé Maria e Célia de Jaci. O PL tem a segunda maior bancada, com três vereadores: Jorge Luís, Ninho Mototáxi e Andreson de Agrício. O oposicionista PDT soma dois assentos, com Nego de João de Rita e Dandão. Já o PP soma apenas um, com o vereador Wédson de Biu Beléu.