Domingo de carnaval. Dia de festa, mas que este ano está silenciosa. A euforia nas ruas deu lugar ao isolamento social. O tradicional festejo carnavalesco não foi realizado, em virtude da pandemia do novo coronavírus, que afeta todo o mundo, tendo vitimado fatalmente centenas de milhares de pessoas. Chã Grande não ficou imune. Um dos mais tradicionais blocos carnavalescos da cidade, As Catraias do Ateliê, não irá desfilar este ano.

Esta será a primeira vez que o  bloco dos homens vestidos de mulheres não irá às ruas da cidade na noite de domingo de carnaval em 25 anos. Também não há o menor clima para isso. A Covid-19 ainda assola a todo o mundo. Aglomeração, neste momento, é o que se deve evitar para que a luta contra a pandemia não seja em vão.

Mesmo sem ter um carnaval forte como outras cidades da região, as folias de momo em Chã Grande são sempre marcadas pela irreverência do bloco, fundado em 1996 por um grupo de amigos. Ao longo dos anos, o cortejo foi crescendo, saindo sempre da Rua João Batista de Vasconcelos, no centro da cidade.

Aos que participam assiduamente do bloco, ou ainda os que iriam estrear este ano, é só esperar um pouquinho e torcer para que no próximo ano a tradição carnavalesca possa ser realizada da melhor forma possível.