Os vereadores de Chã Grande, o vice-prefeito, Sandro, o prefeito, Diogo Alexandre, e o deputado estadual Guilherme Uchoa Júnior participaram de uma reunião nesta quinta-feira (18), na sede da Companhia Pernambucana de Saneamento e Abastecimento (Compesa), na cidade do Recife. O encontro com a presidente da estatal, Manuela Marinho, serviu para apresentar os problemas que a população chã-grandense vem relatando sobre o abastecimento de água na cidade.

Diversos pontos foram levantados pelo grupo, que ainda apresentou a situação de reservatórios e possibilidades para melhorar o abastecimento de água em Chã Grande. Logo após, a presidente da instituição também apresentou uma série de medidas que serão tomadas pela Compesa na cidade.

A primeira delas é a limpeza da barragem de Macacos, na zona rural de Chã Grande. O reservatório, construído ainda na década de 70, sofre com um visível abandono, com o acúmulo de detritos que dimiunuem sua capacidade de reservar a água no período chuvoso. Uma outra medida a ser tomada é realizar intervenções na rede dentro da cidade para melhorar a pressão no sistema.

A adutora de Amora Grande também entrou em pauta. Segundo a Compesa, está em processo de licitação a melhoria da adutora, que trará água da barragem de Amora Grande, no município de Amaraji. O objetivo é construir outra Estação de Tratamento e Abastecimento (ETA) para garantir que a água vinda da barragem possa ser tratada e destinada da melhor forma possível.

Ainda segundo a presidente da Compesa, a estatal prevê firmar parceria com a Prefeitura de Chã Grande para realizar algumas intervenções e agilizar o serviço na cidade. Em suas redes sociais, o prefeito Diogo Alexandre comentou sobre o assunto. "Estamos atentos a este assunto, para que possamos ter um abastecimento digno em Chã Grande", comentou o gestor.