Se vivo estivesse, o comerciante chã-grandense Otávio Vasconcelos celebraria neste domingo, 28, seus 100 anos de nascimento. Coube então aos seus familiares recordar a data de nascimento de um homem que a história chã-grandense fez questão de registrar a guardar para a eternidade.

Otávio Gomes Vasconcelos, mais conhecido como Seu Otávio, nasceu no dia 28 de fevereiro de 1921, na zona rural de Chã Grande. Mais precisamente, na região conhecida como Vertentes, que na época ainda era distrito do município de Gravatá. A emancipação política só viria 42 anos depois, em 1963.

Numa família numerosa, Seu Otávio conciliou os estudos em casa e nas poucas instituições de ensino que existiam na região na época. Do sítio, passou a residir na área urbana, onde se destacou em diversas profissões, sendo alfaiate e comerciante as mais conhecidas de sua vida.

Do primeiro matrimônio, um filho, chamado de Francisco. Em seguida, da união com Deocleciana Soares de Vasconcelos, num casamento de mais de 60 anos, nasceram mais duas filhas: Maria José e Maria de Fátima. Da raiz comercial, seus herdeiros deram sequência, cada qual com sua atividade. Destaca-se, por exemplo, o jovem Esmeraldo Júnior, que já presidiu a Associação Comercial de Chã Grande (Acigran).

"Um homem de muita disciplina, que zelava bastante pela moral e honra. Não tinha muita vaidade, nem tinha vergonha de trabalhar. Gostava muito de música e contar piadas", destaca Esmeraldo Júnior, um dos netos de Seu Otávio. 

Católico fervoroso, fez parte da Sociedade de São Vicente de Paulo, conhecida também como Sociedade Vicentina. E foi justamente neste período que, ao lado do músico Euclides Alves e do farmacêutico Manoel Barbosa, fundou em 1960 a Sociedade Lítero Musical Pedro Jorge Frassati, que hoje funcina sob a administração da Prefeitura Municipal de Chã Grande com a nomenclatura de Banda Musical Pedro Jorge Frassati.

Seu Otávio Vasconcelos faleceu em 17 de julho de 2017, já com a saúde debilitada, aos 96 anos de idade. Seu corpo foi sepultado no cemitério de Chã Grande, sua terra natal, a qual contribuiu com seu desenvolvimento, seja econômico ou cultural.