Apesar do cancelamento dos festejos carnavalescos, em virtude da pandemia do novo coronavírus, a cidade de Chã Grande decidiu manter o ponto facultativo na segunda-feira (15) e o feriado de Carnaval na terça-feira (16), com o funcionamento normal a partir da quarta-feira (17), também conhecida como "quarta de cinzas", que marca o início do período de quaresma na tradição católica.

A decisão foi anunciada através de um decreto municipal assinado pelo prefeito Diogo Alexandre (PL). Com isso, o comércio e os pontos públicos não estarão funcionando nos dois próximos dias na cidade, assim como já ocorria em anos anteriores com a realização da festa de Carnaval. 

O Banco do Brasil já havia informado aos clientes que só funcionaria a partir da quarta-feira, com horário das 9h às 12h. A Grande Chance Loterias também informou sobre o breve recesso de dois dias. A unidade, vinculada a Caixa Econômica Federal (CEF) também orientou os clientes sobre o pagamento de contas com vencimentos nestes dias, que podem ser pagas normalmente a partir da quarta-feira, com a reabertura.

Esta é a primeira vez que o Carnaval deixa de ser realizado. O objetivo da proibição dos festejos é evitar a propagação da Covid-19.