O Carnaval é uma festa tradicional como todas as outras festas que existem em nosso calendário. Em que o Carnaval se difere, por exemplo, do São João? Ambas são comemorações de um povo, mas a primeira passou a ser "endemonizada" no dito popular. Nada contra o São João. É a festa mais importante da cultura do interior nordestino. Mas também não podemos esquecer da importância do período carnavalesco, seja pra cultura ou economia.

Nesse período de pandemia, muita gente achou bom o Carnaval ter sido cancelado. Muitos comemoraram as ladeiras de Olinda vazias, as ruas do Recife sem o brilho do Galo, ou então os sambódromos no Rio e em São Paulo sem os desfiles das escolas de samba, tradições destes locais.

E muita gente até esqueceu, ou fez de conta que esqueceu o motivo do cancelamento. É desumano comemorar o cancelamento de algo quando na verdade existem pessoas morrendo. Enquanto se comemora a não realização do carnaval, o país afunda cada vez mais em uma crise econômica, afetada pela pandemia, é verdade. Enquanto que um governo sem preparo quer esconder todos os malefícios provocados por suas ações, como o incentivo ao uso de cloroquina, enquanto que a vacinação apenas engatinha.

O carnaval não foi cancelado por falta de foliões. Muito pelo contrário. Foi cancelado para se preservar vidas. O desejo é que no ano que vem as pessoas voltem a festejar o período carnavalesco. Quem não curte a festa, e tem todo o direito do mundo de não gostar, pode muito bem aproveitar o período para descansar, participar de retiros, se divertir da maneira que lhe convém.

Afinal de contas, existem pessoas que sim, gostam do Carnaval. Assim como existem as que gostam do São João, do Natal ou outra data festiva. Do mesmo modo que existem as pessoas que não curtem. E assim vai a vida.